X

Pantanal

Projeto "Documenta Pantanal" foca na divulgação de produções pantaneiras

Iniciativa produz e propagar conteúdos capazes de retratar tudo o que o Pantanal oferece

Compartilhe:

A-

A+

A beleza e biodiversidade do Pantanal sempre foi uma fonte de grande inspiração para produções artísticas, desde novelas, como Pantanal,o novo sucesso da Rede Globo, até filmes e documentários como a produção de "Ruivaldo, O Homem que Salvou a Terra", produzida em 2019.

O filme, dirigido por Jorge Bodanzky e João Farkas, conta a história de um produtor, natural da região pantaneira, e seu projeto para o desenvolvimento de sistemas de diques, os quais tinham como objetivo a proteção das terras que são regularmente afetadas pelo transbordamento do rio Taquari.

O documentário foi tão bem sucedido que originou discussões para uma iniciativa focada em produzir e propagar conteúdos capazes de retratar tudo o que o Pantanal oferece, tanto sua beleza quanto as ações necessárias para protegê-la, assim surge o "Documenta Pantanal".

“[..] percebemos que era nosso dever continuar a falar dessa e de outras questões e permanecer documentando e difundindo o Pantanal. E aqui estamos" comentou Mônica Guimarães ao Casa e Jardim.

Mônica é a fundadora do projeto, além de ter produzido "Ruivaldo, O Homem que Salvou a Terra", e contou que o trabalho envolve a colaboração de ambientalistas, jornalistas, artistas e fazendeiros locais e ONGs que também buscam lidar com as questões delicadas que envolvem o bioma.

A partir da documentação de pesquisas científicas e o apoio de projetos artísticos regionais, como filmes e livros, o "Documenta Pantanal" busca difundir todas as riquezas naturais, pluralidade da região e simultaneamente trazer atenção para o turismo sustentável, os incêndios, assoreamento e as comunidades que lutam pela preservação.

Entre o que já foi divulgado pelo projeto temos o livro “Pantanal - Serra do Amolar”, que reúne uma série de fotografias realizadas por Araquém Alcântara e o documentário “Jaguaretê-Ava Pantanal em Chamas”, que tem como foco as repercussões dos incêndios de 2020, dirigido por Lawrence Wahba.

Para continuar este projeto tão importante, todo apoio é bem-vindo, seja acompanhando o “Documenta Pantanal” pelas redes sociais ou participando de campanhas, como a #NãoPonhaFogoNoPantanal, que doa todo o dinheiro arrecadado através da venda de itens como camisetas para o Instituto SOS Pantanal e a Brigada do Alto Pantanal.

“Acreditamos que a difusão de informações sobre o bioma, de forma acessível e didática, contribui para a conscientização das pessoas e desperta nelas o desejo de lutar pela proteção do Pantanal. O acesso a livros, filmes e demais produções faz com que a população em geral, de fato, conheça a região para além das notícias de tragédias, como os incêndios dos últimos três anos“, conclui Mônica.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Homem acusado de jogar carro contra ex em Bonito é preso após um ano e meio

Tentativa de feminicídio

Homem acusado de jogar carro contra ex em Bonito é preso após um ano e meio

Ele era procurado desde março de 2025; mandado foi cumprido durante abordagem na BR-060, em Sidrolândia

Retinografia passa a integrar serviços da rede municipal de Aquidauana

Saúde

Retinografia passa a integrar serviços da rede municipal de Aquidauana

Novo serviço permite avaliar imagens da retina e outras estruturas do olho; profissionais da ESF receberam capacitação para realização e encaminhamento dos exames

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo