X

Conhecimento

Números de inscritos superam expectativas para o I Congresso Internacional Jurisdição em Fronteiras

Foram 196 inscritos para o preenchimento das 150 vagas presenciais disponíveis

Compartilhe:

A-

A+

Estão encerradas as inscrições para o I Congresso Internacional Jurisdição em Fronteiras, a ser realizado 9 a 11 de novembro, no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá, e os números mostram que o evento será um sucesso. Foram 196 inscritos para o preenchimento das 150 vagas presenciais disponíveis. 

“Alcançamos o público participante, que é de magistrados, agentes públicos que atuam em fronteira, integrantes do MP federal e estadual, professores e comunidade acadêmica. Temos inscritos magistrados estaduais e federais de várias regiões de fronteira do país, além de magistrados estrangeiros”, explicou a juíza Luíza Vieira Sá de Figueiredo, responsável pela organização e preparação do congresso. 

O evento é uma realização conjunta do Tribunal de Justiça de MS, por meio da Escola Judicial (Ejud/MS), com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

O congresso é uma iniciativa do mestrado da Enfam, do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRN (PPGD/UFRN) e do mestrado em Estudos Fronteiriços da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (CPAN/ UFMS). O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e a Prefeitura de Corumbá apoiam a iniciativa. 

Serão três dias de discussões, com palestras e oficinas ministradas por integrantes do Tribunal de Justiça de MS e de outras instituições integrantes do Poder Judiciário nacional, tanto de âmbito estadual quanto federal. Estarão presentes ainda representantes de instituições internacionais, como o alto-comissariado da ONU para refugiados e da UNICEF, especialistas e pesquisadores de organizações nacionais e internacionais.

O evento terá programação diversa, com painéis sobre temas como Cooperação na Comunicação de Atos Processuais e Coleta de Provas (9/11); Meio Ambiente (10/11); Grupos Vulneráveis em Fronteira (10/11); Tráfico de Drogas, de Pessoas e Organizações Criminosas (11/11); e Forças de Segurança em Fronteira (11/11).

Além dos painéis, os inscritos participarão de oficinas sobre Redes de Cooperação Judiciária em Território Fronteiriço; Corredor da Biodiversidade; Povos e Comunidades Tradicionais; e Criminalidade na Fronteira sob a Perspectiva de Gênero. Haverá ainda apresentações artísticas e culturais como a Orquestra Revoada Pantaneira, o Moinho Cultural de Corumbá e o Grupo de Dança Comitiva Esperança.

A programação cultural para o final de semana será organizada pelo Exército – 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, no dia 12, em Corumbá, e pela Marinha do Brasil (6º Comando do Distrito Naval) no dia 13, em Ladário. É necessário realizar inscrição prévia para participação nesses eventos.

Artigos científicos – Ressalte-se que o prazo para submissão de artigos científicos ao congresso, com publicação na revista GeoPantanal, termina nesta segunda-feira, dia 31 de outubro. Serão aceitos artigos nos idiomas português, inglês, espanhol e francês.

Assim, para enviar um trabalho, os integrantes da magistratura devem realizar o cadastro no site da revista GeoPantanal, acessar a aba “submissões” e, na seção seguinte, escolher “Dossiê: jurisdição em fronteira”. Feito isso, basta seguir as instruções da página.

Podem participar toda a comunidade acadêmica brasileira e internacional, e os artigos acadêmicos devem abordar os temas Poder Judiciário e Fronteiras; Direito Internacional e Jurisdição Fronteiriça; e Direito e Estudos Fronteiriços, seguindo as normas da Revista GeoPantanal.

Haverá a publicação de dossiê temático com os artigos que foram submetidos e selecionados. 

*Com informações TJMS 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

De Aquidauana, nadador Matheus Maeda representa MS nos JEBs 2026

Em Brasília

De Aquidauana, nadador Matheus Maeda representa MS nos JEBs 2026

Jovem atleta disputou as provas de 50 metros livre e 100 metros borboleta em Brasília; ele abaixou suas marcas pessoais na competição nacional

Circuito Yoga leva aulas gratuitas a diferentes espaços de Aquidauana

Qualidade de vida

Circuito Yoga leva aulas gratuitas a diferentes espaços de Aquidauana

Primeira atividade reuniu participantes na Praça da Matriz; circuito terá programação divulgada semanalmente

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo