X

Justiça

STF retoma julgamento sobre orçamento secreto

Partidos movem ação pela ilegalidade da prática

Compartilhe:

A-

A+

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma na tarde desta quarta-feira (14), o julgamento sobre as emendas do relator do Orçamento Geral da União, prática conhecida como orçamento secreto.

O processo é fruto de ações de inconstitucionalidade movidas pelos partidos PSB, PSOL, PV e Cidadania.

As legendas alegam que a falta de identificação do autor das emendas e dos beneficiários dos recursos públicos fere os princípios da transparência, da publicidade e da impessoalidade previstos na Constituição. 

O julgamento começou no último dia 7 de dezembro, quando houve apenas a sustentação oral das partes interessadas.

Os representantes do PSOL e do PV, por exemplo, alegaram que o orçamento secreto é prática arbitrária e sem critério socioeconômico, o que configuraria, segundo as legendas, um esquema ilícito para compra de apoio político no Congresso Nacional.

Representando o Executivo, o advogado-geral da União, Bruno Bianco, considerou que a prática é questão interna do Legislativo, que os instrumentos de controle de transparência foram aperfeiçoados e que não há na Carta Magna qualquer impedimento às emendas do relator.

Os advogados gerais do Senado, da Câmara e a Procuradoria-Geral da República também defenderam o orçamento secreto na última sessão.

A relatora da ação é a ministra Rosa Weber, atual presidente do STF. Ela é a primeira a votar o mérito da questão, podendo ou não ser seguida pelos demais dez ministros da corte. A sessão começa às 14h.

 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Circuito Yoga leva aulas gratuitas a diferentes espaços de Aquidauana

Qualidade de vida

Circuito Yoga leva aulas gratuitas a diferentes espaços de Aquidauana

Primeira atividade reuniu participantes na Praça da Matriz; circuito terá programação divulgada semanalmente

Anatel alerta STF que internet gratuita pode derrubar rede nas eleições

Eleições 2026

Anatel alerta STF que internet gratuita pode derrubar rede nas eleições

Agência comunicou sobre risco de congestionamento caso acesso seja liberado sem restrições; entidades defendem medida para ampliar acesso à informação antes da votação

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo