X
Serviços

Saiba como funciona o Saiba programa de reabilitação profissional do INSS

São oferecidos cursos profissionalizantes, treinamentos em serviço ou fornecimento de próteses ou órteses pelo instituto

Compartilhe:

A-

A+

A reabilitação profissional é o programa adotado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para permitir que o trabalhador que recebe o auxílio-doença e está impossibilitado de realizar as suas atividades habituais volte a exercer sua função laboral de forma adaptada. São oferecidos cursos profissionalizantes, treinamentos em serviço ou fornecimento de próteses (dispositivo que substitui o membro ou parte do corpo) ou órteses (que funcionam como suporte para manter a mobilidade), aumentando a autonomia no dia a dia dos reabilitados. O objetivo é a melhoria da qualidade de vida e a reinserção no mercado de trabalho. 

O processo para participar do programa envolve diversos setores do INSS. Inicialmente, o segurado deve requerer o benefício por incapacidade e passar por perícia médica, que identifica as especificidades do cidadão e avalia a necessidade do uso da prótese ou órtese ou de encaminhamento para a reabilitação profissional. 

Enquanto durar o procedimento de reabilitação o benefício por incapacidade deve ser mantido. Após a finalização do processo, se o segurado estiver apto para retornar ao mercado de trabalho, o benefício é encerrado. Mas, se for constatado que o segurado não possui condições de voltar às atividades, será concedido o Benefício por Incapacidade Permanente (aposentadoria por invalidez). 

Depois de ser encaminhado ao programa, o segurado passará por acompanhamento de um profissional de referência, que desenvolve um projeto singular no atendimento contínuo, definindo a melhor forma de promover a reinserção e readaptação do cidadão, analisando o caso individualmente e executando um trabalho personalizado. 

No caso das próteses ou órteses, o processo envolve três etapas: na primeira é feita a medição, na segunda o segurado recebe a prótese provisória, e na terceira, a definitiva. No Rio de Janeiro, duas próteses foram entregues no mês de novembro. 

O segurado Alex Pereira de Souza, de 39 anos, foi um dos cidadãos que recebeu a sua prótese definitiva na Gerência-Executiva do INSS em Campos dos Goytacazes, na Região Norte Fluminense. Alex foi vítima de um acidente de motocicleta aos 18 anos e teve seu pé esquerdo amputado.

“Eu sofri um acidente de moto em 2003. Andei 14 anos de muleta e nunca imaginei que poderia voltar a andar sem elas (muletas) um dia. Foi a realização de um sonho, um verdadeiro milagre. É incrível poder me sentir melhor andando de novo”, relatou o segurado.

“Nós, da equipe de reabilitação profissional, temos como maior objetivo fazer com que o cidadão afastado do trabalho possa se reinventar. Trabalhamos para que o segurado possa descobrir outras potencialidades e, assim, retornar ao mercado de trabalho”, afirmou a chefe da Reabilitação Profissional da Superintendência do Rio de Janeiro, Fernanda Lima Gomes.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Pesquisa de aquidauanense leva TJMS a criar núcleo contra assédio

Iniciativa pioneira

Pesquisa de aquidauanense leva TJMS a criar núcleo contra assédio

Estudo de Fernanda Baldo analisou tribunais de todo o país; trabalho ainda resultou na publicação do livro Cortes Silenciadas

Justiça mantém presa mulher que agrediu cachorrinha em Aquidauana

Audiência de custódia

Justiça mantém presa mulher que agrediu cachorrinha em Aquidauana

Decisão foi tomada nesta quinta-feira, durante audiência de custódia em Aquidauana; Ministério Público havia pedido a conversão da prisão em preventiva

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo