Inclusão
A atividade acontece no dia 31 de julho, a partir das 13h30, na sede do Sebrae, em Campo Grande
A maranhense Nelinha do Babaçu, empreendedora de destaque nacional, será a convidada especial do evento de encerramento da campanha Julho das Pretas em Mato Grosso do Sul. A atividade acontece no dia 31 de julho, a partir das 13h30, na sede do Sebrae, em Campo Grande.
Promovida pela Secretaria de Estado da Cidadania, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial, em parceria com o Sebrae/MS, a programação celebra o protagonismo de mulheres negras e quilombolas no empreendedorismo.
Conhecida por sua trajetória de superação e impacto social, Nelinha começou a trabalhar ainda criança como quebradeira de coco no Maranhão e hoje é sócia da Reflyta, empresa milionária que atua com extrativismo sustentável do babaçu. No evento, ela ministra a palestra “Eu, Mulher Preta Empreendedora”, compartilhando sua história de vida e inspirando outras mulheres.
Além da palestra, o evento terá o painel “Karingana ua Karingana: Vivências Sul-mato-grossenses de Mulheres Negras Empreendedoras”, com a participação de lideranças como Vera Lúcia Rodrigues dos Santos, do Quilombo Furnas do Dionísio, e Ednir de Paulo, do Instituto da Mulher Negra do Pantanal (IMNEGRA), que vão relatar suas experiências na luta contra o racismo e na construção de redes de inclusão produtiva.
A diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, destaca que a parceria com o governo estadual tem fortalecido o empreendedorismo como ferramenta de transformação social. A subsecretária de Igualdade Racial, Vânia Lúcia Baptista Duarte, afirma que a história de Nelinha tem potencial para inspirar muitas mulheres sul-mato-grossenses.
A campanha Julho das Pretas integra a agenda nacional do 25 de Julho, Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela. Em Mato Grosso do Sul, a iniciativa promoveu ao longo do mês oficinas, rodas de conversa e palestras, com o objetivo de valorizar a mulher negra como agente de mudança.
O evento de encerramento é gratuito e acontece no auditório do Sebrae, localizado na Avenida Mato Grosso, 1661, no Centro de Campo Grande.
Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!
Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!
Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:
Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:
Instagram - @jornalopantaneiro
O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!
DESPEDIDA
Fundador do Espaço Cultural Raíz em Piraputanga, ele morreu aos 63 anos.
DESPEDIDA
O velório acontece na Pax Vida e o sepultamento está marcado para às 10:00 desta terça-feira (15)
Voltar ao topo