X

Meio Ambiente

Pantanal passa a integrar Rede Sismográfica com nova estação em Corumbá

Equipamento instalado na Serra do Amolar vai transmitir dados em tempo real e ampliar o monitoramento de abalos sísmicos no bioma

Compartilhe:

A-

A+

A Serra do Amolar, em Corumbá, passou a integrar oficialmente a Rede Sismográfica Brasileira com a instalação de uma nova estação de monitoramento sísmico na região. O equipamento, que já está em funcionamento, foi implantado na base do IHP (Homem Pantaneiro) e transmite dados em tempo real via satélite.

Com a nova estação, o Pantanal entra no mapa de vigilância sísmica do país, contribuindo para o avanço da pesquisa científica sobre a estrutura interna da Terra. Os dados coletados serão usados por instituições brasileiras e internacionais para estudar a movimentação do planeta na região pantaneira, até então pouco monitorada nesse aspecto.

O projeto é fruto de uma parceria entre o IHP, o Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo) e a RSBR (Rede Sismográfica Brasileira), composta por mais de 100 estações operadas por universidades e centros de pesquisa como USP, UnB (Universidade de Brasília), UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e Observatório Nacional.

Avanço científico

A chegada da estação sismográfica à Serra do Amolar representa um marco para o Pantanal, que passa a contribuir diretamente com estudos sobre a tectônica da região e com a vigilância de eventos sísmicos no território nacional.

Além do valor científico, o equipamento também reforça o papel da região como espaço estratégico para o desenvolvimento de pesquisas ambientais e geológicas, fortalecendo a atuação do Instituto Homem Pantaneiro na conservação do bioma.

Fale com O Pantaneiro: Sua Voz na Notícia!  

Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!  

Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!  

Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:  

Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:

Instagram - @jornalopantaneiro

Facebook - @opantaneiro

YouTube - @TVOPantaneiro

WhatsApp - 67 99856-0000

TikTok - @opantaneiro_oficial

O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Aquidauana planeja ampliar ofertas de serviços de reabilitação

Atendimento especializado

Aquidauana planeja ampliar ofertas de serviços de reabilitação

Planejamento visa transformação do CER II em CER IV; reunião de alinhamento foi realizada na última sexta-feira

Pacientes da Carreta de Oftalmologia devem procurar Regulação em Bonito

Saúde

Pacientes da Carreta de Oftalmologia devem procurar Regulação em Bonito

Orientação é destinada a quem foi atendido neste mês; procedimentos de catarata, pterígio e YAG Laser estão previstos

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo