Meio Ambiente
Equipamento instalado na Serra do Amolar vai transmitir dados em tempo real e ampliar o monitoramento de abalos sísmicos no bioma
A Serra do Amolar, em Corumbá, passou a integrar oficialmente a Rede Sismográfica Brasileira com a instalação de uma nova estação de monitoramento sísmico na região. O equipamento, que já está em funcionamento, foi implantado na base do IHP (Homem Pantaneiro) e transmite dados em tempo real via satélite.
Com a nova estação, o Pantanal entra no mapa de vigilância sísmica do país, contribuindo para o avanço da pesquisa científica sobre a estrutura interna da Terra. Os dados coletados serão usados por instituições brasileiras e internacionais para estudar a movimentação do planeta na região pantaneira, até então pouco monitorada nesse aspecto.
O projeto é fruto de uma parceria entre o IHP, o Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo) e a RSBR (Rede Sismográfica Brasileira), composta por mais de 100 estações operadas por universidades e centros de pesquisa como USP, UnB (Universidade de Brasília), UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e Observatório Nacional.
Avanço científico
A chegada da estação sismográfica à Serra do Amolar representa um marco para o Pantanal, que passa a contribuir diretamente com estudos sobre a tectônica da região e com a vigilância de eventos sísmicos no território nacional.
Além do valor científico, o equipamento também reforça o papel da região como espaço estratégico para o desenvolvimento de pesquisas ambientais e geológicas, fortalecendo a atuação do Instituto Homem Pantaneiro na conservação do bioma.
Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!
Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!
Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:
Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:
Instagram - @jornalopantaneiro
O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!
Atendimento especializado
Planejamento visa transformação do CER II em CER IV; reunião de alinhamento foi realizada na última sexta-feira
Saúde
Orientação é destinada a quem foi atendido neste mês; procedimentos de catarata, pterígio e YAG Laser estão previstos
Voltar ao topo