X

Tecnologia

Exército inicia exercício nacional de defesa contra ataques cibernéticos

Exercício reúne mais de 1,3 mil participantes de 300 organizações; simulação ocorre em sete cidades até sexta-feira

Compartilhe:

A-

A+

Exercício é voltado à preparação do país para responder a ataques cibernéticos / Divulgação

O Exército Brasileiro coordena, nesta semana, um exercício voltado à preparação do país para responder a ataques cibernéticos. A atividade começou nesta segunda-feira (21) e segue até sexta-feira (25), com ações simultâneas em Brasília e em outras seis cidades.

O treinamento é realizado pelo Comando de Defesa Cibernética do Exército, em conjunto com a Marinha e a FAB (Força Aérea Brasileira). A programação reúne integrantes das Forças Armadas, órgãos públicos, entidades reguladoras e empresas responsáveis por serviços considerados estratégicos.

O Exercício Guardião Cibernético está em sua oitava edição e conta com mais de 1,3 mil participantes de aproximadamente 300 organizações. Também participam representantes de outros 14 países.

Além de Brasília, as atividades são realizadas no Rio de Janeiro, Manaus, Belém, Recife, São Paulo e Curitiba. No Rio, o exercício ocorre no Centro de Referência em Tecnologia da Informação e Comunicações - "Digitech" - da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro).

Durante o treinamento, os participantes são submetidos a situações que simulam ataques complexos e coordenados contra sistemas digitais semelhantes aos utilizados pelas instituições envolvidas. O objetivo é testar procedimentos e planos de contingência e aprimorar a capacidade de resposta diante de incidentes cibernéticos.

Entre os setores envolvidos estão áreas como abastecimento de água, energia, telecomunicações e mercado financeiro, considerados essenciais para o funcionamento do país.

Segundo o Exército, a cibernética é um dos três setores estratégicos previstos na END (Estratégia Nacional de Defesa). A área abrange sistemas informatizados utilizados em computadores, rádios e radares, além de equipamentos empregados em veículos de combate e na defesa antiaérea.

Em nota, o Exército afirma que a participação conjunta de instituições civis e militares busca ampliar a integração entre os diferentes setores envolvidos na proteção dos sistemas estratégicos e na segurança nacional.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Copa Máster é aberta com cinco jogos e 17 gols em Aquidauana

Futebol amador

Copa Máster é aberta com cinco jogos e 17 gols em Aquidauana

Competição teve abertura no sábado e continuou neste domingo; Flamenguinho de Miranda, atual campeão, estreou com vitória por 3 a 0 sobre o Misto FC

Começa obra que ligará Aquidauana à MS-345 pela região da Exposição

Drenagem e pavimentação

Começa obra que ligará Aquidauana à MS-345 pela região da Exposição

Serviços de drenagem e pavimentação foram iniciados nesta segunda-feira e contemplam cerca de 2,5 quilômetros; investimento estadual é de R$ 15,08 milhões

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo