X

Pantanal

Bombeiros de Aquidauana ajudam no combate aos incêndios no Pantanal

Já foram enviadas duas equipes de Aquidauana

Compartilhe:

A-

A+

Militares do 1º SGBM (SubGrupamento de Bombeiros Militar) de Aquidauana estão na região do Pantanal para ajudar no combate às chamas que têm causado estragos na fauna e na flora do local. Segundo informações, já foram enviadas duas equipes de Aquidauana, com quatro Bombeiros. 

A Operação Pantanal II é uma força conjunta entre o Corpo de Bombeiros, Marinha, Aeronáutica, Exército, Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e Bombeiros do Mato Grosso. Já são mais de 20 dias de operação no combate às chamas.

Segundo informações divulgadas pelo Governo do Estado, o Corpo de Bombeiros de Corumbá desativou a estrutura montada na Serra do Amolar, ao Norte de Corumbá, após três dias de combate aos focos de calor que ameaçavam a reserva Novos Dourados e a comunidade ribeirinha situada no pé da morraria. O fogo intenso na margem oposta do Rio Paraguai foi combatido por 12 bombeiros e brigadistas do PrevFogo.

Na segunda-feira (10), os incêndios foram controlados e o helicóptero Pantera, do Exército, iniciou a remoção dos homens para a cidade. Uma turma ainda pernoitou em um alojamento da reserva Serra Negra, onde a aeronave não conseguiu pousar devido a densa fumaça que cobre a região. 

Segundo Ângelo Rabelo, diretor do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), Ong que gerencia a reserva Novos Dourados, o fogo deixou o Amolar em direção ao Rio Taquari, entre os pantanais do Paiaguás e Nhecolândia, Nordeste de Corumbá. “Os focos podem dar uma trégua aqui (Amolar), mas virar um inferno do lado de lá”, alertou o ambientalista.

Em algumas áreas da Nhecolândia, centro criatório da planície pantaneira, os incêndios já chegaram e devastaram pelo menos três mil hectares de pastagem nativa e formada. Os proprietários ainda não têm extensão dos prejuízos e fazem levantamento dos rebanhos. O fogo queimou 1.600 hectares da Fazenda Itá e 1.300 hectares da Fazenda Paiol.

(com informações do Governo de MS)

 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Anastácio realiza Feira da Agricultura Familiar com show nesta sexta

Eventos

Anastácio realiza Feira da Agricultura Familiar com show nesta sexta

Evento acontece na Praça Garibaldi Medeiros; programação inclui presença do Grupo Nosso Balanço

Pesquisa de aquidauanense leva TJMS a criar núcleo contra assédio

Iniciativa pioneira

Pesquisa de aquidauanense leva TJMS a criar núcleo contra assédio

Estudo de Fernanda Baldo analisou tribunais de todo o país; trabalho ainda resultou na publicação do livro Cortes Silenciadas

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo