O tenente-coronel Claudio Luiz Silva de Oliveira e o tenente Daniel Santos Benitez Lopes serão transferidos para a Penitenciária Federal de Campo Grande (MS). A informação foi confirmada nesta quarta-feira (14) pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), ligado ao Ministério da Justiça. Os dois são acusados de participar do assassinato da juíza Patrícia Acioli.
O crime aconteceu no dia 11 de agosto, quando Patrícia Acioli chegava a casa, em Piratininga, na Região Oceânica de Niterói. Ela foi atingida por 21 tiros.
O departamento não soube informar a data da transferência, que poderá ser realizada em aeronave da Polícia Federal ou da Força Aérea Brasileira. Dentre os quatro presídios federais de segurança máxima, Campo Grande é o único com ala reservada para ex-policiais ou policiais acusados, que devem ser mantidos separados dos demais por risco de eventuais ameaças.
O pedido de transferência, feito pela da 3ª Vara Criminal de Niterói, foi autorizado pela Justiça Federal. Com capacidade para 208 presos, a Penitenciária Federal de Campo Grande abriga hoje aproximadamente 150 pessoas. As celas são individuais e os corredores são monitorados permanentemente por câmeras de segurança. Todos os presos são enviados para lá temporariamente, nunca cumprindo toda a pena determinada pela Justiça. Nos primeiros dez dias, todos que chegam passam por uma triagem, que inclui exames médicos e psicológicos. Nesse período, não têm direito de receber familiares, apenas visitas de advogados.