Operação Expurgo
Mandados estão sendo cumpridos em Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul
A manhã desta terça-feira (25) começou movimentada para a Polícia Federal em pelo menos seis estados, entre eles Mato Grosso do Sul. A Operação Expurgo, deflagrada hoje cumpre 27 mandados de prisão preventiva e 10 mandados de busca e apreensão.
Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Bangu (RJ), em investigação sobre as atividades criminosas de lideranças e dos principais integrantes de uma facção do crime organizado que atua em âmbito nacional. Os mandados estão sendo cumpridos em Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul.
Investigando desde 2018 a Polícia Federal acredita que os líderes da organização objetivavam expandir sua atuação no estado do Rio de Janeiro, inclusive, contando com aproximação e parceria de outras facções já atuantes no estado.As diligências identificaram que os líderes, mesmo já presos, desempenhavam a “gestão criminosa” de dentro de presídios estaduais, de onde replicavam ordens e tomavam decisões a exemplo dos chamados “salves” dados pela cúpula da organização.
A rede criminosa mostrou-se estruturada e organizada, com base na hierarquia e disciplina, regidas por ”Estatuto” e “Dicionário Disciplinar” próprios que estabeleciam condutas, protocolos a serem seguidos e até a aplicação de sanções em caso de descumprimento das determinações.
Ainda de acordo com as investigações, a organização criminosa se comunicava por aplicativos e orientava a divisão de tarefas, permitindo a definição de atividades diárias, a realização de debates e a tomada de decisão; bem como a difusão de diretrizes a serem adotadas pelos membros e o monitoramento das atividades das forças de segurança estaduais.
Além do crime de integrar organização criminosa, os presos serão autuados pelos crimes de tráfico de drogas e armas, sem prejuízo de outras condutas ilícitas eventualmente identificadas no decorrer das investigações.
O nome da Operação faz referência ao movimento da Polícia Federal de desfazer a estrutura da organização criminosa, evitando a sua expansão e domínio no estado do Rio de Janeiro.
ECONOMIA
Pagamentos somam R$ 804,2 milhões e seguem até 30 de dezembro; Mato Grosso do Sul tem R$ 8,8 milhões destinados aos beneficiários
Taunay/Ipegue
Queima de bomba compromete abastecimento na Terra Indígena Taunay/Ipegue; liderança afirma que ainda não recebeu prazo para a normalização do serviço
Voltar ao topo