Meio Ambiente
Havia 200 tambores vazios de produtos perigosos
Um fazendeiro de 66 anos foi autuado por por disposição inadequada de embalagens de agrotóxicos em Maracaju. Ele foi autuado pela PMA (Polícia Militar Ambiental) de Jardim, que realizou fiscalização na tarde de quarta-feira (17).
Policiais se depararam com os produtos perigosos armazenados irregularmente, oferecendo riscos de contaminação ambiental e humana. Havia 200 tambores vazios de produtos perigosos do tipo herbicida de diversas marcas, alguns em sacas plásticas e outros soltos, estavam ao chão de um barracão da fazenda, expostos as intempéries climáticas, bem como em contato direto com o solo e não havia isolamento, nem contenção para possível vazamento dos produtos.
Também não havia rótulos de riscos no local, nem placas de advertência, contrariando as normas técnicas e a legislação ambiental, bem como a bula dos próprios produtos. Esse tipo de material precisa ser destinado para locais preparados para recebê-lo, conforme prescrito nas normas técnicas e por lei.
A PMA confeccionou um auto de infração administrativo contra o infrator, residente em Maracaju, arbitrou multa de R$ 3 mil e o notificou a dar a destinação adequada às embalagens dos produtos perigosos. O autuado também poderá responder por crime ambiental, previsto pela Lei de Crimes Ambientais. A pena é de um a quatro anos de reclusão.
(com informações da PMA)
AQUIDAUANA
Projeto de pesquisa sobre microalgas do Pantanal foi o grande campeão da Feciaq do IFMS na categoria de nível médio
METEREOLOGIA
Mesmo com o céu encoberto, as temperaturas devem permanecer relativamente elevadas, mantendo a característica de tempo quente e úmido
Voltar ao topo