Amambai
Confronto acontece no território Guapoy
Três indígenas foram baleados, hoje (24), em confronto por terras, no município de Amambai, no território de Guapoy. Para os Guarani Kaiowá, Guapoy é parte de um território tradicional que lhes foi roubado quando houve a subtração de alguns hectares da reserva de Amambai.
Após os indígenas ocuparem as terras, o Batalhão de Choque da Polícia Militar foi até o local. Houve troca de tiros e três indígenas foram baleados. Informações extraoficiais dão conta de que, até o momento, dois destes morreram. Um segue em estado grave.
Representates o povo Guarani Kaiowá utilizou as redes sociais para protestar contra a violência policial. “Urgente e emergencial! Socorro de assistência médica e ambulância! Tropas de choque da Polícia Militar de MS, sem ordem judicial, atacam, fazem chacina e ferem. Ação genocida neste momento contra comunidade Guarani e Kaiowa no município de Amambai, Guapo'y Mirim. Dezenas de indígenas feridos e desaparecidos, e mortos. Precisamos de assistência médica e ambulância. Pedimos justiça”, diz a publicação.
Em entrevista ao jornal Campo Grande News, policiais informaram que foram recebidos a tiros quando se aproximavam de uma fazenda no município de Amambai, e três policiais foram baleados.
MEMÓRIA
Pernambucano integrou as tropas brasileiras na Itália; Censo de setembro apontava menos de duas dezenas de ex-combatentes vivos no país
RAÍZES AQUIDAUANENSES
Com raízes familiares aquidauanenses, Idjahure destaca importância da representatividade; formação acadêmica inclui experiências na França
Voltar ao topo