X

Política

Puccinelli sanciona a lei que põe devedores do IPVA na Dívida Ativa

Compartilhe:

A-

A+

O governador André Puccinelli sancionou a lei que dispõe sobre o processo administrativo e tributário relativo ao Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O proprietário de veículo que não quitar o imposto terá o valor do débito inscrito na Dívida Ativa.


Conforme a lei, nos casos em que a incidência do IPVA ocorra em 1º de janeiro de cada exercício, o crédito tributário relativo ao referido imposto será apurado e constituído de ofício, sem prejuízo da cobrança dos juros e da atualização monetária aplicáveis, bem como da aplicação das penalidades cabíveis. A constituição de ofício do crédito tributário relativo ao IPVA e a aplicação das penalidades cabíveis serão realizados mediante a utilização do documento denominado Notificação, em modelo aprovado pelo Regulamento e por servidores integrantes do Grupo Tributação, Arrecadação e Fiscalização designados pelo Superintendente de Administração Tributária, no exercício das atividades de competência da unidade administrativa relativa ao referido imposto.


O sujeito passivo da obrigação tributária (proprietário do veículo), ainda segundo a publicação, deve ser notificado ou intimado para realizar o pagamento do valor do crédito tributário apurado e constituído de ofício, no prazo regulamentar e necessariamente indicado no instrumento de notificação ou intimação e exercer o direito de impugnação à exigência tributária, sendo o caso, no prazo de vinte dias contado da data da ciência da notificação ou intimação, sob pena de inscrição do valor monetário do débito em Dívida Ativa.


A lei também prevê a publicação de edital no Diário Oficial do Estado, com os seguintes dados ou informações: a identificação do veículo automotor cuja propriedade seja objeto da tributação; pela placa alfa-numérica inscrita ou indicada no Certificado de Registro de Veículo (CRV), pelo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e pelo número de inscrição ou registro no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), no caso de veículo rodoviário; o ano-calendário ou o período de referência da incidência do imposto; a base de cálculo, a alíquota e o valor líquido do imposto, já deduzido do valor do desconto ou dos valores dos descontos acaso concedidos; a data ou as datas estabelecidas para o pagamento do valor do imposto devido; o prazo para a impugnação do ato de constituição do crédito tributário, além da indicação da unidade ou repartição da Administração Tributária para a qual deve ser dirigida a impugnação, sendo o caso. Para manter a privacidade não serão divulgados nomes e endereços dos proprietários dos veículos.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Feirinha de Anastácio terá música ao vivo com De Tranco e Vaneira nesta sexta

AGRICULTURA FAMILIAR

Feirinha de Anastácio terá música ao vivo com De Tranco e Vaneira nesta sexta

Programação começa às 15h na Praça Garibaldi Medeiros; evento é uma grande tradição às vésperas dos fins de semana

Casa do Trabalhador de Aquidauana oferece 27 vagas de emprego nesta sexta

OPORTUNIDADES

Casa do Trabalhador de Aquidauana oferece 27 vagas de emprego nesta sexta

Oportunidades contemplam vagas locais e regionais; atendimento ocorre das 07h às 13h

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo