X

Direitos Humanos

Brasil institui política nacional com foco na primeira infância

Decreto com diretrizes foi assinado pelo presidente Lula

Compartilhe:

A-

A+

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta semana o decreto que institui a Política Nacional Integrada da Primeira Infância (Pnipi), voltada à promoção do desenvolvimento integral e da garantia de direitos para crianças de até seis anos de idade.

 

Coordenada pelo Ministério da Educação em articulação com estados e municípios, a Pnipi propõe uma integração intersetorial de políticas públicas nas áreas de saúde, educação, assistência social, cultura, direitos humanos, justiça, habitação e igualdade racial.

 

A política considera as diversidades e desigualdades socioeconômicas, territoriais, étnico-raciais, de gênero e deficiência, e estabelece princípios como o reconhecimento das crianças como cidadãs, a redução de desigualdades no acesso a serviços, e a promoção da equidade e da acessibilidade plena.

 

O decreto estrutura a política em cinco eixos: direitos, educação, saúde, dignidade e comunicação com as famílias, cada um sob responsabilidade de um ministério específico.

 

Entre os objetivos estratégicos estão a priorização absoluta da infância nas políticas públicas, o cuidado integrado de crianças e cuidadores, e a ampliação do acesso a serviços essenciais.

 

A Pnipi também prevê a integração de bases de dados, ações de conscientização familiar e um sistema de monitoramento com indicadores para medir resultados. A implementação seguirá um plano de ação com duração inicial de dois anos, renovável por ciclos de quatro anos.

 

Fale com O Pantaneiro: Sua Voz na Notícia!  

Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!  

Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!  

Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:  

 

Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:

 

 

O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!

 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Domingo amanhece chuvoso e com temperaturas mais baixas em Aquidauana

TEMPO

Domingo amanhece chuvoso e com temperaturas mais baixas em Aquidauana

Chuva durante a madrugada deixou a manhã nublada, com garoa e sensação de frio na cidade

Duplicação da BR-262 avança rumo a Aquidauana

INFRAESTRUTURA

Duplicação da BR-262 avança rumo a Aquidauana

Projeto do DNIT contempla trechos que passam por Terenos, Dois Irmãos do Buriti e chegam à região de Anastácio e Aquidauana; investimento estimado nesta etapa é de R$ 11,65 milhões

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo