X

Saúde

Brasil institui Política Nacional para enfrentamento do HPV

Atualmente, existem mais de 200 variantes conhecidas do vírus

Compartilhe:

A-

A+

A partir desta quarta-feira (23), o Brasil passa a contar oficialmente com uma Política Nacional de Enfrentamento da Infecção pelo HPV (Papilomavírus Humano). A nova legislação, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União, marca um passo importante no combate a uma das infecções sexualmente transmissíveis mais comuns no mundo.

O HPV é um vírus que pode afetar a pele e as mucosas, sendo responsável por diferentes tipos de lesões, incluindo verrugas genitais e tumores malignos, como os que atingem colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta. Atualmente, existem mais de 200 variantes conhecidas do vírus.

Para reduzir a incidência da infecção, a nova política estabelece uma série de ações integradas de prevenção, diagnóstico, tratamento e educação em saúde. A vacinação, disponível gratuitamente pelo SUS, continua sendo a principal estratégia de prevenção, junto ao uso regular de preservativos.

Além da imunização, a política inclui exames diagnósticos como citologia, colposcopia, testes moleculares e biópsias, além de tratamentos locais e ambulatoriais. Também está previsto o acompanhamento clínico dos parceiros de pessoas infectadas.

As diretrizes da política abrangem ainda ações educativas, promoção de debates, incentivo à pesquisa científica e fortalecimento da articulação entre órgãos públicos, instituições de ensino e sociedade civil. O objetivo é ampliar o acesso à informação, garantir atendimento adequado e fomentar novas soluções no enfrentamento do vírus.

A infecção por HPV costuma ser silenciosa, na maioria dos casos, não há sintomas visíveis. O vírus pode permanecer no organismo por meses ou anos sem se manifestar. Contudo, alterações na imunidade podem ativar o vírus e levar ao surgimento de lesões. Em até dois anos, a maioria das infecções é eliminada naturalmente pelo sistema imunológico.

A iniciativa do governo federal busca não apenas ampliar o acesso à prevenção e tratamento, mas também reduzir os impactos do HPV na saúde pública brasileira. Mais informações sobre o HPV e os serviços disponíveis estão disponíveis no site do Ministério da Saúde

Fale com O Pantaneiro: Sua Voz na Notícia!  

Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!  

Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!  

Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:  

Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:

Instagram - @jornalopantaneiro

Facebook - @opantaneiro

YouTube - @TVOPantaneiro

WhatsApp - 67 99856-0000

TikTok - @opantaneiro_oficial

O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Lei perdoa dívidas de MEIs e eleva limite de faturamento até R$ 140 mil

Economia

Lei perdoa dívidas de MEIs e eleva limite de faturamento até R$ 140 mil

Medida começa a valer em 2027; benefício pode alcançar mais de 3,6 milhões de empreendedores endividados

Encontro aproxima empreendedoras de Aquidauana e Anastácio

Protagonismo feminino

Encontro aproxima empreendedoras de Aquidauana e Anastácio

Evento do programa Donas do Negócio, do Sicredi, foi realizado em parceria com o Inovaqui e apoio do Sebrae; proposta foi criar um espaço de troca de experiências

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo