dothCom Consultoria Digital
Publicado em 24/03/2008 às 08:23
Atualizado em 10/09/2026 às 13:53
O Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho em São Paulo (Cenapad), localizado no campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior paulista, ganhou um novo sistema computacional com capacidade de processamento quase três vezes maior do que o anterior.
Os novos equipamentos foram adquiridos da empresa Silicon Graphics, com recursos de 800 mil reais do Sistema Nacional de Alto Desempenho (Sinapad), ligado à Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
A supermáquina possui 172 processadores Intel Itanium 2 e 496 gigabytes de memória RAM, totalizando uma capacidade de processamento de cerca de 1,1 mil gigaflops. O equipamento anterior, inaugurado em 2005 no Cenapad, tinha capacidade de processamento de 420 gigaflops.
Segundo o Cenepad, a nova máquina é a mais potente em operação no país por usar arquitetura de memória distribuída, conhecida como numaflex. Com essa tecnologia é possível rodar programas pesados, que precisam, por exemplo, de 32 gigabytes de memória, sem a necessidade de fazer paralelismo, que é quando os processadores funcionam ao mesmo tempo.
Por outro lado, a intenção é de que o pesquisador usuário também possa usar o paralelismo se desejar rodar os mesmos 32 gigabytes de memória utilizando, por exemplo, oito processadores simultaneamente, de modo a aumentar ainda mais a velocidade dos projetos de pesquisa. Comparada com outras máquinas do Cenapad, o grande diferencial dessa que acaba de ser inaugurada é justamente a memória distribuída.
A nova estrutura contribuirá para a continuidade das simulações computacionais em áreas como física, química, biologia, engenharia, matemática e genômica.
A maior parte do tempo hábil das máquinas do Cenapad está sendo utilizada por físicos, em particular para a resolução de problemas em nanociência. A Unicamp tem atualmente, em suas máquinas, 94 projetos sendo desenvolvidos por 240 usuários de todo o país.
Outra novidade é que, junto com a supermáquina, foi adquirido o software Gaussian, um dos mais conhecidos e utilizados pela comunidade mundial de químicos, o que deverá aumentar consideravelmente o tempo de uso do equipamento pelos pesquisadores da área. A capacidade instalada no Cenapad está disponível para atender a pesquisadores de todo o país, por meio da submissão de projetos de pesquisa.
A demanda científica para cálculos de alto desempenho no Brasil é enorme, segundo a Unicamp. Com o equipamento anterior, os pesquisadores interessados enfrentavam filas de dois a três dias para usá-lo. Com a mudança do patamar de processamento da nova máquina, essa espera deve ser eliminada.
A inauguração do parque computacional na Unicamp foi a segunda de uma série de seis novos parques financiados pelo Sinapad. Trata-se de um grande projeto do Sinapad que pretende revitalizar o sistema nacional de computação. Ao longo de 2008, aposta a Unicamp, a capacidade computacional brasileira deverá ser multiplicada por sete.
Outra máquina semelhante à do Cenapad foi inaugurada no começo de março no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mais informações: www.lncc.br/sinapad
Audiência de custódia
Decisão foi tomada nesta quinta-feira, durante audiência de custódia em Aquidauana; Ministério Público havia pedido a conversão da prisão em preventiva
Greve nacional
Paralisação dos funcionários começou nesta quinta-feira e segue por tempo indeterminado; clientes podem recorrer a canais digitais, caixas eletrônicos e lotéricas
Voltar ao topo