A NEC e a Aida Engineering anunciaram na quarta-feira que as duas companhias trabalharam em conjunto para criar um laboratório de DNA portátil capaz de produzir resultados em 25 minutos, informou o site Daily Tech. No formato de uma pasta executiva, a novidade mede 50 x 20 x 40 cm, e é a primeira do tipo, segundo a Aida Engineering.
Segundo o blog Pink Tentacle, a NEC está chamando o equipamento de o primeiro sistema de análise de DNA portátil "tudo-em-um" do mundo capaz de englobar processos da extração à análise.
Atualmente, policiais - até mesmo os de seriados de TV da franquia CSI -, têm de esperar de um a sete dias para resultados de DNA, mas o laboratório portátil permitirá que os investigadores analisem e cataloguem as evidências no momento em que estiverem na cena do crime. Um avanço e tanto para policiais do mundo real e da ficção.
A unidade móvel pode ser usada da seguinte maneira: "(1) pegue as amostras de célula; (2) extraia o DNA; (3) realize a reação em cadeia polimerase (PCR, na sigla em inglês) para ampliar as cópias de DNA obtidas; (4) realize a eletroforese para medir o espaço entre as faixas de DNA (a fim de criar a impressão digital genética); e (5) efetue o procedimento short tandem repeat (STR), que poderia ser traduzido para o português como as seqüências curtas repetidas de tandem, para criar o perfil genético único do indivíduo", explicou o Pink Tentacle.
A NEC vai demonstrar o seu laboratório de DNA portátil durante o Simpósio Internacional de Identificação Humana, que será realizado entre os dias 1º e 8 de outubro, em Los Angeles. De acordo com o site japonês Daily Yomiuri Online, o equipamento começará a ser usado pelas forças policiais locais no início de 2008.
Educação
A Feira de Tecnologias, Engenharias, e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETECMS) irá ocorrer entre os dias 21 e 23 de outubro
Outubro Rosa
A ação faz parte da programação da campanha Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama
Voltar ao topo