dothCom Consultoria Digital
Publicado em 14/03/2008 às 08:22
Atualizado em 10/09/2026 às 13:53
A Comissão de Turismo e Desporto da Câmara Federal (CTD) aprovou requerimento do deputado Otavio Leite (PSDB-RJ) solicitando audiência pública entre representantes de Agências de Viagens, Cias Aéreas e a Anac. A proposta do deputado é dialogar sobre a questão do comissionamento e atividades exercidas pelos agentes de viagens. O requerimento votado no plenário da Comissão ontem (12/03) foi aprovado, mas a data da audiência ainda não foi marcada.
O objetivo principal é tratar de novos modelos de tarifas já adotados em outros países e traçar uma comparação com o modelo brasileiro, que passa por um momento de questionamento desde que a Associação Brasileira das Agencias de Viagens (ABAV) assinou acordo com a TAM Linhas Aéreas que separa, em campo específico do bilhete, o valor do comissionamento do preço total da passagem.
O presidente da Abav, Carlos Alberto Amorim Ferreira confirmou participação da associação na audiência e reafirmou a necessidade de treinamento e qualificação dos agentes de viagens, inclusive para a substituição do modelo de comissionamento atual pela cobrança de taxas. "O agente não deve ter vergonha de cobrar pelo serviço que oferece", disse.
Em relação ao acordo assinado entre a Tam e a Abav Nacional, que começou a valer em 11 de janeiro, para os bilhetes domésticos da Tam, Amorim disse que os agentes contrários ao acordo estão pensando "como há 20 anos". Para ele, somente agora quando o acordo está em vigor é que pode ser feita uma avaliação sobre seus prós e contras. O presidente da Abav Nacional disse ainda que a Gol já está implantando uma nova plataforma tecnológica firmar acordo semelhante ao da Tam.
Eleições 2026
Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região
Eleições 2026
Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades
Voltar ao topo