X
Turismo

Jovens do Ceará recebem diploma de qualificação em turismo

Compartilhe:

A-

A+

"Eu estava desempregado, sem perspectivas, e hoje tenho carteira assinada. É o começo da minha carreira, agora sigo em busca do que comecei aqui". A fala entusiasmada é de Rui Oliveira Soares, 18 anos, um dos 334 jovens diplomados hoje (25), em Fortaleza (CE), pelo projeto "Inclusão Social com Capacitação Profissional", experiência piloto do Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI) do Ministério do Turismo. A proposta é ajudar jovens a ingressarem no mercado de trabalho, credenciando-os para atuação em seis segmentos do receptivo turístico: ajudantes de cozinha, recepcionistas de meios de hospedagem, assistentes de produção de eventos, promotores de vendas para hotelaria, cumins de garçons e camareiras.


O projeto é uma parceria do MTur com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), operacionalizado pela Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza (Setfor) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) com o apoio de 55 entidades.
Durante a cerimônia, o chefe de gabinete e representante do MTur, Carlos Silva, ressaltou "o decisivo esforço conjunto empreendido por governo, sociedade civil e iniciativa privada por um resultado de sucesso".


A coordenadora nacional do TSI, Elizabeth Bahia, lembrou que além de estimular o desenvolvimento turístico, o projeto tem um importante compromisso com a inclusão social. "Afastar a falta de perspectivas é afastar da marginalidade, da criminalidade. Por trás de cada certificado, há uma história de conquista de um jovem que apostou no turismo como janela de oportunidade profissional", afirmou.


Para o secretário de Turismo de Fortaleza, Henrique Abreu, a cerimônia marcou "o que acontece quando se une grandes pessoas a grandes idéias". Ao cumprimentar a platéia de jovens, ele parabenizou a iniciativa do Ministério do Turismo que com o Programa TSI "plantou a semente da inclusão social".


Empresas - José Valdem Lins, empresário da rede hoteleira da capital cearense, afirma que o principal mérito do projeto é a geração de oferta de mão-de-obra especializada. "Para o empresário, é uma necessidade atendida. Eu conheço a capacidade técnica dos cursos oferecidos e já contratei um recepcionista. Minha avaliação sobre o perfil profissional dele é muito positiva", destacou. Do grupo certificado hoje, 22 já realizaram o "sonho" ter a carteira assinada.
TSI - O Programa Turismo Sustentável e Infância integra o conjunto de ações definidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a proteção das crianças e adolescentes contra todas as formas de violência. O total de investimentos do MTur no TSI em todo o Brasil já alcança R$ 15,6 milhões. O projeto já está em implantação em outras cidades brasileiras: Recife, Olinda, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, em Pernambuco, e São Vicente e Guarujá e Santos, em São Paulo.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo