X
Turismo

Cartagena é cartão de visitas para fomento do turismo na Colômbia

Compartilhe:

A-

A+

Brasileiros não gostam quando percebem que a imagem do país fora de suas fronteiras patina em aspectos como prostituição, violência, favelas, desrespeito aos direitos humanos e destruição de florestas.


Colombianos, da mesma forma, se sentem contrariados ao saber que frequentemente são vistos como habitantes de uma espécie de república de bananas (ou, no caso, de café) assombrada por bandos de guerrilheiros e traficantes de cocaína que colocam a vida dos cidadãos em risco permanente. É verdade que estereótipos não aparecem do nada -eles em geral correspondem a situações verificáveis. Mas é fato também que podem servir mais para obscurecer a realidade do que para iluminá-la.


No caso colombiano, depois de anos de conflitos e medo, as ações encetadas pelo governo Álvaro Uribe não eliminaram a violência, mas modificaram o cenário, reduziram os índices de criminalidade e abriram espaço para a recuperação da auto-estima e do fluxo de turismo. Não por acaso, autoridades brasileiras têm visitado a Colômbia com o intuito de ver de perto experiências bem-sucedidas de combate à violência.


"Antes tínhamos medo de ir de uma cidade a outra e o turista estrangeiro não via a Colômbia como um bom destino. Hoje a realidade é outra e a imagem do país, que naturalmente demora mais a mudar, já começa a ser mais positiva", disse à Folha Luis Guillermo Plata, ministro colombiano de Comércio, Indústria e Turismo. No dia 22 do mês passado, Plata e Uribe foram anfitriões, na cidade de Barranquilla, da segunda Reunião dos Ministros de Turismo do Grande Caribe.


E apresentaram estatísticas expressivas, como o aumento de 172% no número de entradas no país entre 2004 e 2008. A maior parte dos visitantes provém de EUA (21,6%), Venezuela (19,4%), Equador (7,6%) e Espanha (5,7%). Os viajantes brasileiros, cerca de 22 mil em 2004, chegaram a mais de 45 mil em 2008.


No total, desembarcaram na Colômbia, no ano passado, cerca de 1,5 milhão de visitantes estrangeiros. Para ter um parâmetro, o Brasil recebeu estimados 6,5 milhões de turistas no ano de 2008.


Cartagena, com seu clima quente, arquitetura histórica, bons hotéis e agitação à noite, é o principal destino no Caribe colombiano -que nos últimos anos passou a ser escala de inúmeros cruzeiros marítimos. Entre 2005 e 2008 a quantidade de navios na região saltou de 45 para 161. Mas, embora a atmosfera seja sedutora, as praias não são tão generosas como em outras localidades caribenhas -e no Brasil.


Em outra parte do país, a 2.640 m de altitude, a capital Bogotá é uma cidade que dificilmente deixará de surpreender, de maneira favorável, o visitante brasileiro. É aprazível, moderna, com cena cultural, vida noturna, bairros, restaurantes e comércio sofisticados. Tem cerca de 7 milhões de habitantes, o que faz dela a quarta maior cidade da América do Sul, depois de São Paulo, Buenos Aires e Rio de Janeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo