Turismo
dothCom Consultoria Digital
Publicado em 14/10/2009 às 10:53
Atualizado em 10/09/2026 às 13:55
O turismo internacional voltará a crescer em 2010, porém não alcançará o patamar de 2007, último ano de esplendor antes da crise, devido ao aumento do desemprego e a contenção do gasto dos turistas, anunciou na semana passada a OMT (Organização Mundial do Turismo) em Astana.
"Houve uma ligeira melhora nos dados, mas não prevemos um retorno ao crescimento antes de meados de 2010", declarou o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai, após o fechamento da 18ª Assembleia Geral da Organização.
A crise mudou os costumes dos viajantes: "Os turistas se tornaram mais exigentes, tentam gastar menos, mas isto não quer dizer que viajarão menos", afirmou Rifai.
Após quatro anos de dados positivos, o crescimento do turismo internacional recuou 2% em 2008. Este dado contrasta com a alta de 6,1% registrada em 2007.
Para 2009, a OMT previu uma queda da atividade turística de 4% a 6%.
A África era o único continente com crescimento (4,4%) nos primeiros sete meses do ano.
A Europa e a América do Norte, as zonas mais afetadas pela crise, registravam baixas de quase 8%, enquanto a Ásia teve contração de 6,5%.
A América do Sul resistiu bastante bem e limitou sua queda a 0,8%.
Segundo especialistas, a indústria turística enfrentará uma mudança de comportamento dos viajantes em 2010, pois eles estão comparando mais os preços, e também uma mudança dos bancos, que estão mais céticos na hora de conceder créditos.
Futebol amador
Flamenguinho de Miranda inicia defesa do título contra o Misto FC; partida será no Campo do Baixadão
Sustentabilidade
Evento reúne profissionais do setor para capacitação e relacionamento com destinos turísticos; estrutura de acesso ao destino sul-mato-grossense também foi apresentada no encontro
Voltar ao topo