X
Turismo

Arte regional em pratos de porcelana é atração no MS

Compartilhe:

A-

A+


Semblantes de jovens índios, roedores e mamíferos silvestres, pássaros e insetos naturais do Pantanal e até animais exóticos à região, como o boi (hoje adaptados), são algumas das imagens que estão transformando em arte um objeto mais comum nas cozinhas em todo o mundo: o prato de porcelana. Através de pintura a mão e "queima" durante cinco horas em fornos próprios a 750 graus celsius, o prato transforma-se em obra artística além de delicada, vistosa e, ao mesmo tempo, imponente peça de decoração.


A novidade está marcando a abertura do Pantanartes - Espaço Cultural, que a partir desta semana recebe o público com peças das mais diversas manifestações do artesanato e das artes plásticas sul-mato-grossenses. Em nenhuma delas há produção em série. Os pratos de porcelana, por exemplo, são pintados individualmente (unidade por unidade) por artistas regionais a partir da estilização de imagens reais. Portanto, cada objeto é único. Além de disputados como arte e referências para decoração, os pratos "queimados" tornam-se peças de porcelana vidrada e ainda podem ser utilizados em jantares e banquetes mais suntuosos. Já os pratos em porcelana fosca - também disponíveis no Pantanartes - servem somente como peças de ambiente.


Boa parte dos artistas que produzem para a Pantanartes trabalha com tintas francesas e alemãs, específicas para porcelana e posterior queima. Também são usados pincéis franceses. "Muita gente ligada à decoração, cultura e turismo está se encantando com estas porcelanas; são excelentes e ricas recordações para qualquer pessoa que visita o Centro-Oeste brasileiro, além de revelar bom gosto e responsabilidade ambiental", comenta o diretor do Pantanartes, Haroldo Maiolino. O novo espaço cultural da capital sul-mato-grossense funciona de segunda a sexta das 9 às 18 horas e aos sábados das 9 às 12 horas, na Rua Eduardo Santos Pereira, 1231 - entre as ruas Brasil e 25 de Dezembro, no Bairro Monte Castelo. A entrada é gratuita. São aproximadamente 300 m2 de produção artística regional, mas o local ainda será ampliado.


"Estamos adaptando cerca de mais 200 m2 para realização de vernissages, mostras individuais e coletivas, lançamentos literários, espaço gastronômico e musical; em breve estaremos recebendo currículos e propostas de artistas regionais para avaliação e posterior agendamento"; revela Maiolino. Outras informações sobre o espaço cultural podem ser obtidas com o próprio diretor através do fone (67) 3306-2704 ou pelo msn: pantanartes@hotmail.com .

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo