Turismo
Ponto turístico ainda pouco explorado, colado na Guiana e na Venezuela, o Estado de Roraima, na região Norte do Brasil, é um lugar a ser visitado. Esqueça a imagem de que é um local inóspito. Os passeios em Roraima --fala-se "Roráima", e não "Rorãima"-- levam a paisagens espetaculares.
O principal passeio turístico é a ida ao monte Roraima, um dos pontos mais altos do país. O monte é formado por um platô de 90 km2. E, boa notícia: qualquer pessoa pode fazer a trilha, desde que tenha um pouco de preparo físico para percorrer de 70 a 80 quilômetros e disposição para dormir em barracas.
Se você não gostou da ideia, pode abrir mais o bolso -bem mais!- e fazer um sobrevoo de avião ou de helicóptero pela área. A vista é incrível! A capital Boa Vista funciona como ponto de partida para quem quer ir ao monte Roraima. E é um bom ponto de largada: é lá que está o Parque Nacional Canaima, onde há uma queda d'água de mais de 900 metros de altura e fauna riquíssima, com pumas, camaleões e outros animais.
Outra cidade que faz parte do roteiro do monte é Santa Elena de Uairén, na Venezuela, onde é possível fazer compras por preços camaradas.
Para quem gosta de voltar de viagem com histórias inusitadas na bagagem, vale também ir até a serra de Tepequém. Lá, não há sinal de celular e há apenas um telefone público. Energia? Só quando o gerador fica ligado.
Mas a aparente falta de infraestrutura e pouca comunicação com o resto do mundo é compensada com as paisagens deslumbrantes da trilha do Platô. Ou, se a coragem permitir, com a vista da natureza lá de cima. Sim, do céu. Mas não de avião ou helicóptero, mas de paraquedas ou paraglider.
Outro atrativo roraimense é a culinária. O principal prato é a damorinda, assado de carne ou peixe que leva vários tipos de pimenta. Não é fã do ardido? Tudo bem, os restaurantes fazem uma versão para o turista.
FÉ CATÓLICA
Julião Urquia foi o primeiro pároco da cidade estando presente desde a fundação de Aquidauana. Os 100 anos de sua morte foram marcados por grande visitação ao seu túmulo, localizado atrás do Cruzeiro do Cemitério Municipal
LOTERIAS
Concurso especial terá apostas abertas até 31 de dezembro; prêmio pode superar o recorde de R$ 1,09 bilhão pago em 2025
Voltar ao topo