X

Teste de DNA pode ser mais eficaz para detectar câncer de colo de útero

Compartilhe:

A-

A+

O teste de DNA do HPV (papilomavírus humano) é mais eficaz que o tradicional exame de papanicolau para detectar o câncer de colo de útero. A informação é de um estudo epidemiológico canadense.


A primeira fase de testes clínicos concluiu que o teste de DNA do HPV permite detectar 94,6% das lesões pré-cancerosas sem gerar falsos resultados. No papanicolau, esse índice é de 55,4%.


A pesquisa envolveu 10.154 mulheres, com idades entre 30 e 69 anos, e foi dirigida por Eduardo Franco, diretor da Divisão de Epidemiologia do Câncer da Faculdade de Medicina da Universidade McGill,


"Sabíamos antes de realizar o estudo que a sensibilidade do exame de papanicolau não era alta", disse Franco, cujo trabalho será publicado nesta quinta-feira (18) no "New England Journal of Medicine".


Também chamado de citologia oncótica, o exame de papanicolau, criado por Georgios Papanicolaou nos anos 40, tem sido usado nos últimos 50 anos para detectar o câncer de colo uterino.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Base da Força Tática e Canil podem ganhar revitalização em Aquidauana

SEGURANÇA PÚBLICA

Base da Força Tática e Canil podem ganhar revitalização em Aquidauana

Proposta prevê melhorias na estrutura localizada no Conjunto Ovídio Costa; espaço também poderá receber projetos sociais e atividades esportivas

Coincidência de datas aproxima Esther da delegada que a resgatou

Recomeço

Coincidência de datas aproxima Esther da delegada que a resgatou

Filhote nasceu exatamente um ano após a delegada Tatiana Zyngier e Silva perder um cachorro de quem era muito próxima; agora, Esther vive cercada de carinho ao lado de outros três cães

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo