X

Efeito colateral do botox pode ser fatal, alerta FDA

Compartilhe:

A-

A+

A Food and Drug Administration (FDA, na sigla em inglês) - principal órgão de vigilância sanitária nos Estados Unidos - divulgou um alerta sobre os efeitos colaterais da toxina botulínica, principal substância do Botox.


Segundo a FDA a droga foi ligada a sintomas graves do botulismo, como dificuldade de deglutição e respiração. Em alguns casos, os efeitos causaram internações e algumas crianças que receberam a droga para tratamento de espasmos musculares morreram no hospital.


No alerta, publicado no site do órgão na Internet, a FDA informa que as reações ocorrem quando a toxina botulínica se espalha além da região onde foi injetada e provoca paralisia e enfraquecimento dos músculos utilizados para respiração e deglutição - um efeito colateral que pode ser fatal, segundo a agência.


O órgão não divulga o número de casos que estão sendo analisados, mas informa que pelo menos um deles está relacionado com a aplicação de Botox para tratamento de rugas.


Indicações
A toxina botulínica é usada em tratamentos estéticos e medicinais. Os tipos mais comuns são o Botox (toxina tipo A) e o Myobloc (tipo B), usados em procedimentos estéticos para atenuar as rugas da pele e em diversas condições médicas.


Na medicina, a toxina é utilizada no tratamento de paralisia cerebral, espasticidade muscular, estrabismo e diversas síndromes neurológicas.


O seu uso, no entanto, não é aprovado nos EUA para o tratamento de espasmos musculares. Segundo a FDA, o órgão irá revisar suas informações de segurança sobre o uso da toxina.


No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), autoriza o uso da toxina desde 1992 para tratamentos de espasticidade e paralisia cerebral, entre outros diagnósticos.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Democratas assumem controle das duas casas do Congresso dos EUA

INTERNACIONAL

Democratas assumem controle das duas casas do Congresso dos EUA

Partido conquistou maioria na Câmara e no Senado; resultado muda a relação entre Legislativo e governo Trump

Polícia Civil apura confusão que deixou dois idosos feridos em aldeia

TAUNAY

Polícia Civil apura confusão que deixou dois idosos feridos em aldeia

Ocorrência mobilizou equipe da PM de Aquidauana; versões sobre o início da discussão são divergentes

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo