X

ONU diz que Brasil abusa de inibidor de apetite

Compartilhe:

A-

A+

Um relatório da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife) - órgão da ONU que fiscaliza a aplicação de convenções sobre o controle de drogas - elegeu o Brasil como o país que mais consome drogas inibidoras de apetite. No segundo e no terceiro lugar vieram a Argentina e os Estados Unidos, onde o consumo deste tipo de remédio é três vezes mais comum do que no resto do mundo.


Também conhecidas como anorexígenas, estas drogas provocam sintomas como taquicardia, boca seca, insônia, ansiedade e depressão. Embora menos freqüente e mais grave, a dependência também pode acontecer, geralmente associada à má utilização do medicamento. Pacientes com problemas psiquiátricos não devem utilizá-los.


Aqui no Brasil, o abuso se intensifica com as compras das anfetaminas contrabandeadas, sem controle e sem receita médica.


A Jife pediu ao governo brasileiro uma atitude contra o uso indevido desses estimulantes. Também recomenda a monitoração de possíveis exageros na prescrição de anorexígenos. O País já tinha sido alertado em 2003.


"Atualmente, já existem medicamentos eficazes, mais modernos e mais seguros que os anorexígenos", diz Marcio Mancini, presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica(Abeso).

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Base da Força Tática e Canil podem ganhar revitalização em Aquidauana

SEGURANÇA PÚBLICA

Base da Força Tática e Canil podem ganhar revitalização em Aquidauana

Proposta prevê melhorias na estrutura localizada no Conjunto Ovídio Costa; espaço também poderá receber projetos sociais e atividades esportivas

Coincidência de datas aproxima Esther da delegada que a resgatou

Recomeço

Coincidência de datas aproxima Esther da delegada que a resgatou

Filhote nasceu exatamente um ano após a delegada Tatiana Zyngier e Silva perder um cachorro de quem era muito próxima; agora, Esther vive cercada de carinho ao lado de outros três cães

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo