X

Chá de alho para emagrecer é lenda

Compartilhe:

A-

A+

Entre as muitas propriedades medicinais do alho, certamente não está a de emagrecimento. A notícia de que a atriz Angelina Jolie estaria tomando chá do alimento para voltar à forma após o parto despertou a curiosidade do público.


Os médicos alertam que não há substâncias que possam resultar em perda de peso. "Já ouvi falar maravilhas sobre o alho, inclusive que ele é utilizado em tratamentos contra o câncer, mas não para emagrecer", questiona a homeopata Márcia Telles.


"Existem esses modismos, mas não há nada na estrutura do alho que indique esta possibilidade", afirmou o médico ortomolecular Antônio Geraldo Câmara. O especialista estuda há anos as propriedades medicinais dos alimentos, particularmente, as do alho.


Devido à presença de uma substância chamada alicina, o alho tem capacidades antioxidante, antibiótica, antifúngica e antiviral. "Ele também estimula o sistema imunológico e vêm sendo usado como coadjuvante no tratamento da hipertensão", acrescenta Câmara.


No entanto, não é qualquer tipo de alho que possui tais propriedades. Somente as variações produzidas na Argentina e na China conseguem reunir substâncias ativas contra doenças. "A planta produz de acordo com o que ela recebe da natureza", explicou o médico. Segundo ele, o caso é comparável ao vinho tinto produzido no norte da Itália e no sul da França, que contêm altas concentrações de reverastrol, que previne doenças cardiovasculares.


A história mostra que o alho é usado há milênios como alimento funcional. Hipócrates descreveu o alimento como diurético e laxante. Já os médicos romanos Plínio e Galeno utilizavam o alho no tratamento de infecções, problemas digestivos e pressão alta. Baseado em estudos de Louis Pasteur, o alimento serviu como anti-séptico durante a I Guerra Mundial.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Democratas assumem controle das duas casas do Congresso dos EUA

INTERNACIONAL

Democratas assumem controle das duas casas do Congresso dos EUA

Partido conquistou maioria na Câmara e no Senado; resultado muda a relação entre Legislativo e governo Trump

Polícia Civil apura confusão que deixou dois idosos feridos em aldeia

TAUNAY

Polícia Civil apura confusão que deixou dois idosos feridos em aldeia

Ocorrência mobilizou equipe da PM de Aquidauana; versões sobre o início da discussão são divergentes

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo