X

Deixar de fumar é contagioso

Compartilhe:

A-

A+

Fumantes e não-fumantes tendem a integrar grupos separadosDesistir de fumar é "contagioso", ou seja, há mais probabilidade de as pessoas deixarem de fumar em grupos do que sozinhas - segundo um estudo publicado na revista científica New England Journal of Medicine.


Segundo a pesquisa, a decisão de uma pessoa de parar de fumar tende a influenciar amigos, família e colegas de trabalho, levando-os a abandonar o cigarro também.


Quanto mais íntimo for o relacionamento, maior a infuência sobre a pessoa que está desistindo de fumar. Os pesquisadores descobriram, por exemplo, que se o marido ou esposa de um fumante deixa de fumar, há 67% menos chances de que essa pessoa continue a fumar.


Se o irmão ou irmã de um fumante deixa de fumar, há 25% menos chances de que ele persista no hábito. Entre amigos, as chances de que uma pessoa continue a fumar são 36% menores se um amigo próximo abandonar o cigarro.


Já no ambiente de trabalho, se um colega abandona o cigarro, há 34% menos chances de que um outro colega fumante persista no hábito.


O estudo, feito por especialistas da Harvard Medical School, em Boston, e da University of California, em San Diego, utilizou informações coletadas ao longo de 32 anos em um grupo de mais de 12 mil pessoas.
Os voluntários tinham entre 21 e 70 anos. Foram considerados fumantes aqueles que fumavam pelo menos um cigarro por dia.


Essas pessoas participaram de um projeto de pesquisa de longo prazo, o Framingham Heart Study, que teve início em 1948 em Framingham, Massachusetts. Os dados foram coletados entre 1971 e 2003.


Conclusões


Nos últimos 30 anos, o número de fumantes vem caindo substancialmente nos Estados Unidos.


- Nós examinamos até que ponto o hábito de fumar se alastra de uma pessoa para outra e até que ponto grupos de pessoas interligadas deixam de fumar juntas - escreveram os autores do estudo, Nicholas Christakis e James Fowler .


O estudo faz revelações curiosas. Revelou, por exemplo, que amigos com um nível educacional mais alto influenciam mais uns aos outros do que aqueles com menos educação.


E conclui que pessoas que pertencem a um grupo social grande tendem a parar de fumar ao mesmo tempo, mesmo que não se conheçam.


- Se acontece uma mudança cultural em uma rede social, um grupo inteiro de pessoas que estão conectadas, mas que talvez não se conheçam, abandonam (o cigarro) juntas - disse um dos autores do estudo, Nicholas Christakis, ao jornal britânico The Times.


Outra observação feita pelos especialistas é que, se no passado fumantes e não-fumantes se relacionavam livremente, hoje os dois grupos tendem a formar agrupamentos separados.


Os especialistas concluíram que os fumantes estão sendo empurrados para as margens da sociedade.


Comentando o estudo, o psicólogo Martin Hagger, da University of Nottingham, disse que o apoio do grupo social é um fator importante quando se trata de abandonar o cigarro.


Para ele, iniciativas do governo como aumentar os impostos sobre o cigarro e proibir o fumo em lugares públicos são limitadas.


- Se você está tentando desistir de fumar, não faça isso em segredo. Tente recrutar pessoas fo seu grupo social. Isso dá a você um sentimento de identidade grupal - aconselhou Hagger.


- E se a rede social for consistente em apoiar a sua tentativa de abandonar (o hábito) é muito mais provável que você não tenha uma recaída.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Aquidauana amanhece ensolarada e tem alerta para ventos fortes nesta sexta

Meteorologia

Aquidauana amanhece ensolarada e tem alerta para ventos fortes nesta sexta

Rajadas podem atingir quase 70 quilômetros por hora; no entanto, previsão não indica chuva

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo