Crianças que passam mais de cinco horas por dia na frente da televisão estão sob maior risco de desenvolver asma, segundo estudo da Universidade Católica de Roma. A pesquisa indicou que o perigo dessas crianças terem a doença respiratória aumentou mais de 50%, em comparação com aquelas que assistiam TV apenas uma hora por dia.
De acordo com os autores, as crianças que levam um estilo de vida mais parado em frente à TV respiram mais superficialmente do que aos mais ativos. E a inspiração profunda cumpre um papel importante para o funcionamento dos pulmões. "Permanecer sentado por muitas horas está associado a uma redução nos suspiros espontâneos, que regula as vias aéreas", explicou o Dr. Giuseppe Corbo, líder da pesquisa.
O estudo avaliou mais de 20 mil crianças com idades entre seis e sete anos. E indicou, como fatores de risco para o desenvolvimento da asma infantil, além das horas em frente à TV e ao computador, a obesidade e uma alimentação rica em sal (aqueles com maior ingestão de sal eram duas vezes e meia mais propensos a ter a doença).
Os resultados também revelaram que as crianças que passavam mais tempo vendo televisão ou brincando no computador eram mais propensas a serem menos fisicamente ativas e terem pior alimentação.
Segundo a Fundação Britânica do Pulmão, mais de um milhão de crianças britânicas têm asma, e "a obesidade, o excesso de TV e uma dieta rica em sal levam as crianças a um começo de vida ruim".
SEGURANÇA PÚBLICA
Proposta prevê melhorias na estrutura localizada no Conjunto Ovídio Costa; espaço também poderá receber projetos sociais e atividades esportivas
Recomeço
Filhote nasceu exatamente um ano após a delegada Tatiana Zyngier e Silva perder um cachorro de quem era muito próxima; agora, Esther vive cercada de carinho ao lado de outros três cães
Voltar ao topo