Mulheres idosas que praticam atividades físicas regularmente dormem mais e melhor do que as sedentárias, segundo estudo publicado na edição de julho da revista científica "Sleep Medicine". Realizado por pesquisadores da Unilavras (MG) e da Unifesp (SP), o estudo indica que as idosas fisicamente ativas dormem, em média, 48 minutos a mais do que as sedentárias e acordam menos durante o sono.
De acordo com os especialistas, o processo de envelhecimento leva a mudanças no sono com impactos negativos na qualidade de vida. "O sono é um importante indicador da qualidade de vida, e a relação entre exercício físico e condições de sono tem sido foco de diversos estudos científicos, sugerindo que pessoas idosas que praticam exercícios físicos apresentam menos problemas com o sono", escreveram os autores.
Para analisar o impacto da prática de exercícios sobre o sono, os pesquisadores avaliaram 101 mulheres idosas, dentre as quais 53 eram ativas e 48 eram sedentárias. Foram medidos o sono individual, quantas vezes elas acordavam durante a noite e uma auto-avaliação diária da qualidade do sono durante 30 dias.
E os resultados indicaram que as mulheres que praticavam atividades físicas dormiam uma média de 7h12min por noite, contra apenas 6h24min das sedentárias. Elas também acordavam menos durante a noite - média de uma hora acordadas após o inicio do sono, contra duas horas das sedentárias. Além disso, a média de percepção da qualidade do sono foi de 8,3 para as ativas e de apenas 5,8 para aquelas que não faziam exercícios.
SEGURANÇA PÚBLICA
Proposta prevê melhorias na estrutura localizada no Conjunto Ovídio Costa; espaço também poderá receber projetos sociais e atividades esportivas
Recomeço
Filhote nasceu exatamente um ano após a delegada Tatiana Zyngier e Silva perder um cachorro de quem era muito próxima; agora, Esther vive cercada de carinho ao lado de outros três cães
Voltar ao topo