X

Tendência à agressividade pode estar escrita no rosto, diz pesquisa

Compartilhe:

A-

A+

As tendências agressivas de um homem podem ser identificadas nos traços de seu rosto, segundo um estudo realizado por pesquisadores canadenses.


A equipe analisou o rosto de 90 jogadores de hóquei no gelo e constatou uma significativa correlação entre as proporções do rosto do jogador e a quantidade de faltas cometidas por ele.


Os resultados foram publicados na revista acadêmica Proceedings of the Royal Society: Biological Sciences.


O formato do rosto foi determinado ao medir a distância entre os ossos acima das bochechas e dividindo essa medida pela distância entre as sobrancelhas e o lábio superior.


Pelo estudo, quanto maior a proporção entre a largura e o comprimento do rosto, mais agressivo o jogador era.


Uma fase anterior do estudo já havia demonstrado uma diferença no formato dos rostos de homens e mulheres, com homens tendo geralmente rostos mais arredondados do que as mulheres.


Essa diferenciação no formato dos rostos de homens e mulheres acontece geralmente na puberdade, segundo os pesquisadores, devido a um aumento dos hormônios sexuais, principalmente a testosterona nos meninos.


"Nós sugerimos que os traços que se tornam evidentes durante a puberdade são resultado de diferentes níveis de testosterona e o hormônio pode ser responsável por determinar a relação entre a largura e o comprimento do rosto", disse Justin Carre, da Brock University, em Ontário.


Por isso, é possível que o nível de testosterona influencie as tendências agressivas, segundo os cientistas.


Os pesquisadores não verificaram a mesma relação entre o formato do rosto e agressividade nas mulheres.


Os pesquisadores afirmam ter escolhido jogadores de hóquei no gelo para a análise porque, segundo eles, há muito comportamento agressivo nesse esporte e esse comportamento é normalmente considerado aceitável.


Os resultados sugerem que o formato do rosto pode ter sido moldado pela evolução como uma marca da propensão à agressão.


O próximo passo será analisar se as pessoas podem julgar, pelo formato do rosto, a personalidade de outros seres humanos.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Base da Força Tática e Canil podem ganhar revitalização em Aquidauana

SEGURANÇA PÚBLICA

Base da Força Tática e Canil podem ganhar revitalização em Aquidauana

Proposta prevê melhorias na estrutura localizada no Conjunto Ovídio Costa; espaço também poderá receber projetos sociais e atividades esportivas

Coincidência de datas aproxima Esther da delegada que a resgatou

Recomeço

Coincidência de datas aproxima Esther da delegada que a resgatou

Filhote nasceu exatamente um ano após a delegada Tatiana Zyngier e Silva perder um cachorro de quem era muito próxima; agora, Esther vive cercada de carinho ao lado de outros três cães

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo