X

Consumo de álcool na gestação compromete estado neuropsicológico do bebê

Compartilhe:

A-

A+

Um estudo apresentado, neste mês, no Congresso Brasileiro de Neurologia confirma que o consumo de álcool na gestação pode comprometer o estado neuropsicológico do bebê. De acordo com o neurocientista José Mauro Braz de Lima, autor do estudo, mães que consomem algum tipo de álcool durante a gestação expõe o bebê a desenvolver síndrome alcoólica fetal.


Essa condição causa problemas neurológicos e psicológicos, como retardamento mental, déficit cognitivo e de atenção, problemas comportamentais, déficit escolar, malformações cardíacas, renal e de outros órgãos. Além disso, em casos graves de alcoolismo, podem ocorrer abortamento e morte fetal.


Segundo o pesquisador, a síndrome é uma condição clínica freqüente e de alta prevalência. Dados norte-americanos e europeus estimam que cerca de 10% a 20% das mulheres grávidas façam uso de bebidas durante a gestação de maneira consistente e preocupante. Projetando os dados para o Brasil, esses números tendem também a serem elevados.


O neurocientista explica que não se trata apenas do alcoolismo crônico (forma mais grave), mas de significativos riscos do consumo eventual mais ou menos freqüente relacionado à exposição da criança ao álcool ainda dentro do útero.


Em seu livro "Álcool e Gravidez - Síndrome Alcoólica Fetal, Tabaco e Outras Drogas", lançado durante o evento, o especialista aponta o sério problema da relação entre dose e concentração sangüínea. Com uma dose padrão, a mãe apresenta teor de álcool no sangue de aproximadamente 0,2 g/l para um peso de 60 a 70 kg; enquanto, no feto, a concentração recebida pelo cordão umbilical é a mesma para um peso muito menor, representando perigo.


Ainda não está clara a quantidade de álcool que pode provocar as manifestações da síndrome alcoólica fetal. Porém, as recomendações da Organização Mundial da Saúde são para a abstinência total durante a gestação para prevenir danos neuropsicológicos no bebê.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Base da Força Tática e Canil podem ganhar revitalização em Aquidauana

SEGURANÇA PÚBLICA

Base da Força Tática e Canil podem ganhar revitalização em Aquidauana

Proposta prevê melhorias na estrutura localizada no Conjunto Ovídio Costa; espaço também poderá receber projetos sociais e atividades esportivas

Coincidência de datas aproxima Esther da delegada que a resgatou

Recomeço

Coincidência de datas aproxima Esther da delegada que a resgatou

Filhote nasceu exatamente um ano após a delegada Tatiana Zyngier e Silva perder um cachorro de quem era muito próxima; agora, Esther vive cercada de carinho ao lado de outros três cães

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo