X

Mães que fizeram parto natural respondem mais a choro dos filhos, diz estudo

Compartilhe:

A-

A+

Mães que dão à luz naturalmente respondem mais ao choro dos filhos do que as que fazem parto por cesariana, sugere uma pesquisa americana.


Tomografias dos cérebros de 12 mães realizadas poucas semanas depois de elas darem à luz mostraram mais atividade em áreas ligadas à motivação e emoções nas que escolheram o método natural de nascimento.


A equipe da Universidade de Yale afirma que as diferenças nos hormônios gerados no nascimento podem ser a peça-chave para explicar o fenômeno.


As contrações, principal característica do nascimento natural, provocam a liberação da ocitocina, um hormônio que os cientistas acreditam que desempenha um papel fundamental no comportamento das mães.


O parto por cesariana não libera o mesmo hormônio.


Depressão
O estudo mostrou que além das diferenças de atividade em áreas do cérebro responsáveis pela resposta aos filhos, a região do cérebro que regula o humor também foi afetada de forma diferente.


Por isso, os cientistas acreditam que o parto por cesariana pode aumentar o risco de depressão pós-parto.


O pesquisador James Swain, que liderou a equipe de Yale, disse que a pesquisa ajuda a explicar as reações químicas que envolvem a ligação afetiva entre mães e filhos.


"Nossos resultados apóiam a teoria de que as variações de condições de parto como as que ocorrem na cesariana, que alteram experiências neuro-hormonais no nascimento, podem diminuir a resposta do cérebro da mãe no começo do período pós-parto", afirma o estudo.


Para o professor James Walker, da faculdade britânica Royal College of Obstetricians and Gynaecologists, já se observou que mães que fizeram cesariana às vezes têm problemas de se relacionar com seus filhos.


No entanto, Walker afirma que os motivos por trás dessa diferença de comportamento ainda não são conhecidos.


Walker ressalta que diferenças de personalidades - e não apenas a diferença no método dos partos --poderiam explicar a diferença na reação das mães analisadas pela pesquisa da equipe de Yale.


Ele também afirma que não há estudos de longo prazo que comprovam que mães que deram à luz por cesariana mantém problemas de relação com o filho no longo prazo.


"Não há dúvida de que muitas mães que fizeram cesariana se tornaram ótimas mães", diz.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Agências da Caixa de Aquidauana e Anastácio estão sem atendimento

Greve nacional

Agências da Caixa de Aquidauana e Anastácio estão sem atendimento

Paralisação dos funcionários começou nesta quinta-feira e segue por tempo indeterminado; clientes podem recorrer a canais digitais, caixas eletrônicos e lotéricas

PM de Aquidauana desarticula 'boca de fumo' em ação na Vila Paraíso

Força Tática

PM de Aquidauana desarticula 'boca de fumo' em ação na Vila Paraíso

Jovem de 24 anos foi preso e adolescente de 17 anos, apreendido durante ação da Força Tática; equipe encontrou porções de skunk, haxixe marroquino e balanças de precisão em dois endereços diferentes

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo