X

Estudo associa enxaqueca a problemas psiquiátricos

Compartilhe:

A-

A+

A enxaqueca pode preceder o início de problemas psiquiátricos, como depressão, ansiedade e fobias, segundo um estudo publicado na edição de janeiro/fevereiro da revista médica General Hospital Psychiatry. A pesquisa acrescenta evidências ao crescente conhecimento sobre a associação entre enxaqueca e transtornos mentais.


"Pacientes que apresentam uma condição (enxaqueca ou transtornos mentais) deveriam ser avaliados para a outra para que possam ser tratadas holisticamente. Embora seja importante saber se ambas estão presentes, tratar uma poderá ter um efeito na outra", destacou o líder do estudo, Gregory Ratcliffe, da Universidade de Manitoba, no Canadá.


Avaliando dados de mais de 4 mil pessoas que participaram de uma pesquisa nacional sobre saúde na Alemanha, os pesquisadores notaram que problemas psiquiátricos - depressão, ansiedade, transtorno bipolar, síndrome do pânico, ataques de pânico, fobias, distimia, entre outros - afetavam cerca de 83% dos pacientes que sofriam de enxaqueca. E esses transtornos explicariam 65% de sua incapacidade - mais do que as próprias dores de cabeça.


Os especialistas consideram duas teorias para essa relação. A primeira seria que há um fator comum que influencia ambas as condições, como baixa atividade de enzimas que desativam mensagens químicas enviadas para o cérebro. Outra explicação seria uma relação causal - estudos indicam que a ansiedade frequentemente precede a enxaqueca, que precede a depressão. Porém, mais estudos são necessários para desvendar os mecanismos.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Base da Força Tática e Canil podem ganhar revitalização em Aquidauana

SEGURANÇA PÚBLICA

Base da Força Tática e Canil podem ganhar revitalização em Aquidauana

Proposta prevê melhorias na estrutura localizada no Conjunto Ovídio Costa; espaço também poderá receber projetos sociais e atividades esportivas

Coincidência de datas aproxima Esther da delegada que a resgatou

Recomeço

Coincidência de datas aproxima Esther da delegada que a resgatou

Filhote nasceu exatamente um ano após a delegada Tatiana Zyngier e Silva perder um cachorro de quem era muito próxima; agora, Esther vive cercada de carinho ao lado de outros três cães

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo