X

Ingestão de vitamina C diminui risco de ter gota

Compartilhe:

A-

A+

A ingestão regular de vitamina C está associada a um menor risco de desenvolver gota, forma mais comum de artrite inflamatória em homens com mais de 40 anos, concluiu uma pesquisa publicada na revista "Archives of Internal Medicine".


A chance de apresentar o problema foi 45% menor entre os participantes que ingeriram a maior dose diária de vitamina no período --1.500 mg ou mais.


O estudo acompanhou 47 mil homens saudáveis entre 1986 e 2006. No período, 1.317 tiveram diagnóstico de gota.


Para o reumatologista Antonio Ferrari, responsável pelo setor de doenças microcristalinas da Universidade Federal de São Paulo, o estudo é relevante porque mostra que o consumo de vitamina C é importante na redução do ácido úrico e, consequentemente, da prevalência de gota. Ele diz que são necessárias mais pesquisas para avaliar a dosagem recomendada.


Na opinião do reumatologista Ari Halpern, do Hospital Israelita Albert Einstein, o estudo "é muito interessante porque aponta uma queda de 17% no número de casos novos de gota para cada 500 mg diários de vitamina C ingeridos".


Segundo ele, já se sabia que a vitamina C aumenta a excreção de ácido úrico na urina, mas não havia ainda prova científica de que seu consumo isolado poderia reduzir o risco de gota. "Esse estudo terá um impacto na prescrição de vitamina C, principalmente em homens de risco (com níveis de ácido úrico elevado)", conclui.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Base da Força Tática e Canil podem ganhar revitalização em Aquidauana

SEGURANÇA PÚBLICA

Base da Força Tática e Canil podem ganhar revitalização em Aquidauana

Proposta prevê melhorias na estrutura localizada no Conjunto Ovídio Costa; espaço também poderá receber projetos sociais e atividades esportivas

Coincidência de datas aproxima Esther da delegada que a resgatou

Recomeço

Coincidência de datas aproxima Esther da delegada que a resgatou

Filhote nasceu exatamente um ano após a delegada Tatiana Zyngier e Silva perder um cachorro de quem era muito próxima; agora, Esther vive cercada de carinho ao lado de outros três cães

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo