X

Ioga é melhor do que exercícios convencionais contra dor nas costas

Compartilhe:

A-

A+

Um estudo científico demonstrou que a prática da ioga pode ser mais eficiente do que os exercícios convencionais para os que sofrem de dor nas costas. As dores crônicas nas costas podem se tornar um fator limitante para os que sofrem desse mal e que muitas vezes dependem de analgésicos para realizar suas atividades do dia-a-dia.


A prática de exercícios como maneira de aliviar as dores das costas está comprovada, porém até hoje não existiam estudos que demonstrassem superioridade de um tipo de exercício sobre outros. Os pesquisadores do Instituto de Saúde do governo americano dividiram um grupo de cem pacientes com dor crônica nas costas em três grupos menores.


O primeiro grupo fez exercícios convencionais, como alongamento, treinamento de força e aeróbicos. O segundo participou de aulas de ioga e o terceiro somente recebeu orientações sobre cuidados. Após três meses o grupo da ioga desempenhava melhor suas atividades diárias e também necessitou de doses menores de analgésicos. Os benefícios se mantiveram na reavaliação, seis meses após o início da pesquisa.


Os médicos alertam que, se alguém quiser optar pela ioga para tratar de suas dores, deve procurar um professor que esteja habituado a trabalhar com alunos com esse problema. / Luis Fernando Correia, médico e apresentador do "Saúde em Foco", da CBN.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Base da Força Tática e Canil podem ganhar revitalização em Aquidauana

SEGURANÇA PÚBLICA

Base da Força Tática e Canil podem ganhar revitalização em Aquidauana

Proposta prevê melhorias na estrutura localizada no Conjunto Ovídio Costa; espaço também poderá receber projetos sociais e atividades esportivas

Coincidência de datas aproxima Esther da delegada que a resgatou

Recomeço

Coincidência de datas aproxima Esther da delegada que a resgatou

Filhote nasceu exatamente um ano após a delegada Tatiana Zyngier e Silva perder um cachorro de quem era muito próxima; agora, Esther vive cercada de carinho ao lado de outros três cães

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo