X

Atitude positiva ou hostil pode influenciar a saúde das mulheres

Compartilhe:

A-

A+

Comportamentos positivos e negativos em relação às outras pessoas não foram ainda estudados juntos em relação à doença arterial coronariana e à mortalidade em mulheres após a menopausa.


Em um novo estudo publicado em agosto de 2009 na revista Circulation, pesquisadores norte-americanos avaliaram 97.253 mulheres (89.259 brancas e 7994 negras) que inicialmente não tinham câncer ou doença cardiovascular, ao longo de aproximadamente 8 anos para o surgimento de doença cardiovascular e mortalidade.


As otimistas tiveram menores índices (percentil mais alto vs quarto percentil [pessimistas]: 43 vs 60) de doença cardiovascular e de mortalidade ajustados pela idade (por 10.000). As mulheres mais hostis tiveram maiores índices de doença cardiovascular (56 vs 44) e de mortalidade (63 vs 46). As otimistas tiveram um menor risco de doença cardiovascular (0,91), mortalidade relacionada com doença cardiovascular (0,70), mortalidade relacionada ao câncer (negras apenas: 0,56) e mortalidade total (1,16). As mais hostis tiveram maior risco de morrer por câncer (1,23) e maior mortalidade total (1,16; maior em negras). Os efeitos do otimismo e da hostilidade foram independentes.


A conclusão do estudo foi de que o otimismo e a hostilidade estão associados de forma independente com importante morbidade em mulheres brancas e negras. Pesquisas futuras devem avaliar se mudanças de atitude podem levar a uma mudança neste risco.


A pesquisa foi desenvolvida no Brigham and Women's Hospital and Harvard Medical School, na University of Iowa e na University of Massachusetts. / Circulation. Volume 120, Number 8, Aug 2009.Pages 656-662

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Base da Força Tática e Canil podem ganhar revitalização em Aquidauana

SEGURANÇA PÚBLICA

Base da Força Tática e Canil podem ganhar revitalização em Aquidauana

Proposta prevê melhorias na estrutura localizada no Conjunto Ovídio Costa; espaço também poderá receber projetos sociais e atividades esportivas

Coincidência de datas aproxima Esther da delegada que a resgatou

Recomeço

Coincidência de datas aproxima Esther da delegada que a resgatou

Filhote nasceu exatamente um ano após a delegada Tatiana Zyngier e Silva perder um cachorro de quem era muito próxima; agora, Esther vive cercada de carinho ao lado de outros três cães

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo