X

Mulheres são 2/3 dos cegos no mundo; 80% dos casos podem ser evitados

Compartilhe:

A-

A+

O mundo tem atualmente 45 milhões de pessoas cegas. E dois terços (30 milhões) são mulheres. Elas serão destaque nesta quinta-feira (8), Dia Mundial da Visão.


Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), fatores socioeconômicos pesam muito nesse cenário. Em muitos países pobres, os homens têm duas vezes mais acesso a cuidados médicos para a visão do que as mulheres.


Outros fatores, naturais, também determinam essa maioria. "Algumas doenças são mais frequentes em mulheres, como a catarata --uma das principais causas de cegueira no mundo", afirma Denise Fornazari, coordenadora do Núcleo de Prevenção à Cegueira da Unicamp. "Há ainda outros fatores, como a longevidade. Elas vivem alguns anos a mais do que os homens e há doenças que incidem em idades mais avançadas", completa a médica oftalmologista.


Casos evitáveis


Além das pessoas totalmente cegas, outras 269 milhões têm visão reduzida. E os habitantes de países pobres são obviamente os que mais sofrem. Cerca de 90% dos cegos estão nessas nações.


Esse número vai ao encontro do percentual (80%) de casos que são evitáveis ou tratáveis. Quatro em cada cinco pessoas que hoje estão cegas poderiam não estar.


A catarata --que pode ser corrigida com uma cirurgia-- é a maior causa de cegueira, diz a OMS. O glaucoma, se tratado cedo, pode ter o potencial de perda de visão bastante reduzido.


"Há ainda o tracoma, uma doença típica de países subdesenvolvidos", afirma Denise. O problema é causado por uma bactéria e tem alto risco de contágio.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Operação contra bets ilegais bloqueia R$ 3,4 bilhões de investigados

"Azzardo"

Operação contra bets ilegais bloqueia R$ 3,4 bilhões de investigados

Ação mobiliza 200 policiais e cumpre 52 mandados; investigação aponta uso de empresas de fachada e lavagem de dinheiro

Prefeito de Bonito alinha ações com secretários e estabelece prioridades para 2027

PLANEJAMENTO

Prefeito de Bonito alinha ações com secretários e estabelece prioridades para 2027

Reunião abordou arrecadação municipal e andamento de projetos; prefeito orientou restrição de horas extras e diárias

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo