dothCom Consultoria Digital
Publicado em 16/12/2009 às 11:25
Atualizado em 10/09/2026 às 13:55
Adolescentes que fumam maconha estão sob maior risco de ter depressão no início da idade adulta, segundo estudo apresentado este mês no encontro anual da American Academy of Addiction Psychiatry. "Alguns estudos têm demonstrado uma associação transversal entre o uso da maconha e a depressão, mas limitados estudos têm tentado demonstrar associação temporal, especialmente entre adolescentes e jovens adultos", disse o pesquisador Hon Ho, da Universidade do Colorado, nos EUA.
Avaliando dados de 21 mil pessoas com idades entre 11 e 21 anos - que foram entrevistadas no início da pesquisa, um ano e seis anos após -, os pesquisadores descobriram que aqueles que fumavam maconha eram 27% mais propensos a ter depressão mais tarde. Entre os participantes que haviam usado a droga mais de dez vezes, os riscos eram 33% maiores, indicando uma relação dependente da dose. "Também descobrimos que o uso atual da maconha estava associado a sintomas depressivos, consistente com outros estudos", explicou o especialista. Por outro lado, depressão anterior não foi associada ao uso da droga.
Uma possível explicação biológica para a associação seria que os receptores canabinoides podem agir como moderadores - de um ponto de vista psicossocial, é possível que uma influência desmotivadora da maconha possa causar insatisfação mais tarde com ações para atingir metas, levando à depressão. "A educação psicológica é muito importante", destacou o pesquisador. "Drogas como o álcool e a maconha podem aliviar o humor depressivo - e, possivelmente, outros problemas médicos - em curto prazo, mas os pacientes devem ser encorajados a considerar as consequências em longo prazo do uso dessas drogas", acrescentou. / American Academy of Addiction Psychiatry (AAAP) 20th Annual Meeting & Symposium. 06 de dezembro de 2009.
Força Tática
Jovem de 24 anos foi preso e adolescente de 17 anos, apreendido durante ação da Força Tática; equipe encontrou porções de skunk, haxixe marroquino e balanças de precisão em dois endereços diferentes
Loterias
Bilhetes foram registrados em Campo Grande e Corguinho; estado ainda teve 32 quadras espalhadas por 17 municípios
Voltar ao topo