X

Couve e espinafre fazem bem para a visão, diz pesquisa

Compartilhe:

A-

A+

Hortaliças e frutas de cor pode afetar o desempenho visual e podem evitar doenças dos olhos relacionadas com a idade, de acordo com um novo estudo publicado na revista no Journal of Food Science. Segundo o estudo, realizado por uma equipe da universidade da Geórgia, Estados Unidos, estes alimentos contêm os carotenóides, como luteína e zeaxantina, que desempenham um papel importante na visão, além de terem um impacto positivo sobre a retina.


De cerca de 20 carotenóides encontrados no sangue humano, apenas a luteína e zeaxantina são encontradas no sistema visual, o que sugere que estes pigmentos possam desempenhar um papel especial na visão humana.


Segundo os pesquisadores, a luteína e zeaxantina podem ajudar a reduzir a incapacidade e o desconforto do brilho, o contraste e também podem aumentar o alcance visual. Os cientistas chegaram às suas conclusões depois de analisar vários estudos dos efeitos de luteína e zeaxantina no desempenho visual.


Os pesquisadores dizem que cerca de 600 carotenóides podem ser identificados na natureza, mas apenas uma fração é absorvida pelas pessoas. A luteína e zeaxantina são encontradas em couve e espinafre, entre outros vegetais./ Journal of Food Science, Dezembro 2009

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

MEC mantém regras da redação e anuncia medidas de segurança para o Enem

EDUCAÇÃO

MEC mantém regras da redação e anuncia medidas de segurança para o Enem

Provas serão aplicadas em dois domingos de novembro; mudanças na redação estão previstas apenas para 2028

Nioaque prevê redução de 45% no valor estimado para combustíveis

LICITAÇÃO

Nioaque prevê redução de 45% no valor estimado para combustíveis

Estimativa passou de R$ 12,8 milhões para quase R$ 7 milhões; administração municipal atribui redução à nova contratação

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo