X

Arte e música pode ajudar a combater a depressão e ajudar as pessoas a se sentirem mais saudáveis

Compartilhe:

A-

A+


Se você pinta, toca um instrumento musical ou simplesmente ouve música constantemente, é provável que você se sinta mais saudável e menos depressivo do que pessoas que não o fazem. É o que diz um estudo, feito com aproximadamente 50 mil indivíduos de níveis sócio-econômicos diversos, e conduzido pela Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, coletou questionários, exames clínicos e perfis de saúde detalhados dos participantes.


"Há uma relação positiva, a que parece, entre participação em eventos culturais ou artísticos e saúde percebida, tanto para homens como para mulheres", diz Jostein Holmen, um dos pesquisadores envolvidos no estudo amplo. "Para os homens há também uma contribuição bastante positiva na luta contra a depressão, pois os dados mostraram que há menos sentimentos depressivos naqueles que participavam de atividades culturais, o que não se mostrou verdadeiro para as mulheres participantes."


Holmen também aponta que os benefícios encontrados para o controle da depressão não se mostraram verdadeiros quando a pessoa sofria de ansiedade.


Mas o dado mais importante, dizem os pesquisadores, é o fato de que a descoberta dessa ligação entre participação cultural e saúde foi observado em todos os níveis sócio-econômicos: independente da classe social, ter contato com as artes, teatro ou música - como participante ou como espectador - trouxe benefício para a percepção pessoal de saúde e bem estar.


Os pesquisadores, entretanto, são cautelosos em afirmar que a associação entre saúde e atividades culturais quer dizer, de forma direta, que cultura faz as pessoas mais saudáveis. Entretanto, a pesquisa pode levar a novas formas de pensar a saúde, especialmente na prevenção de transtornos mentais. / com informações da The Norwegian University of Science and Technology (NTNU)

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Justiça mantém presa mulher que agrediu cachorrinha em Aquidauana

Audiência de custódia

Justiça mantém presa mulher que agrediu cachorrinha em Aquidauana

Decisão foi tomada nesta quinta-feira, durante audiência de custódia em Aquidauana; Ministério Público havia pedido a conversão da prisão em preventiva

Agências da Caixa de Aquidauana e Anastácio estão sem atendimento

Greve nacional

Agências da Caixa de Aquidauana e Anastácio estão sem atendimento

Paralisação dos funcionários começou nesta quinta-feira e segue por tempo indeterminado; clientes podem recorrer a canais digitais, caixas eletrônicos e lotéricas

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo