Após a sensacional festa de abertura, que vai ficar na história das Copas do Mundo, África do Sul e México fizeram o primeiro dos 64 jogos de uma competição que promete fortes emoções. Nesta sexta-feira, 11 de junho de 2010, as duas seleções proporcionaram um grande espetáculo em campo, com o estádio Soccer City tomado por quase 84.500 torcedores. O empate por 1 a 1 foi marcado por dois belos gols e pela festa dos sul-africanos nas arquibancadas, com direito a muitas vuvuzelas.
O primeiro gol do Mundial foi marcado pela seleção anfitriã, aos 10 minutos do segundo. Após uma roubada de bola no meio de campo, Mphela iniciou o contra-ataque e deu bela assistência para Tshabalala, que invadiu a área e chutou forte, no ângulo do goleiro do México, Pérez, que nada pôde fazer. Um golaço, que só aumentou a festa dos torcedores, dos jogadores e do técnico da África do Sul, o brasileiro Carlos Alberto Parreira.
Mas, para tristeza dos donos da casa, os mexicanos conseguiram o empate, aos 34 minutos da etapa final. Guardado foi acionado pela esquerda e fez o cruzamento nos pés de Rafa Márquez, que dominou e chutou de pé direito, definindo o placar da partida.
No entanto, o gol não diminuiu o som das arquibancadas, e as vuvuzelas continuaram animando o Soccer City até o término da partida.
O complemento da primeira rodada do grupo A acontece com o jogo entre Uruguai e França, ainda nesta sexta-feira (11), às 14h30 (horário de Mato Grosso do Sul).