X

Aquidauana: Mandetta e Felipe Orro avaliam danos provocados pela enchente

Segundo eles, é preciso pressionar o governo Federal a liberar mais recursos para a região

Compartilhe:

A-

A+

Neste domingo (13), o deputado estadual Felipe Orro (PDT) e o deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM) visitaram o município de Aquidauana, com o objetivo de avaliar os danos causados pela enchente. Na última semana, quando o nível do Rio Aquidauana chegou a 10,7 metros, o prefeito de Aquidauana, Fauzi Suleiman (PMDB), avaliou que serão necessários R$ 24,3 milhões para recuperar o município.

Durante a visita, Mandetta disse que vem se informando sobre os problemas do município e tem consciência de que serão necessários muitos recursos para a região. "O município de Aquidauana ficou totalmente isolado com a enchente, o que gerou prejuízos na economia local. Muitas casas foram inundadas, houve um grande estrago nos asfaltos e nas pontes de madeira da região. Em Palmeiras, por exemplo, vimos a destruição de uma ponte inteira", disse.

Segundo Mandetta, o governo do Estado e o governo Federal precisam se fazer presentes, garantindo a recuperação da malha viária e substituindo as pontes de madeira pelas de concreto. Além disso, o parlamentar ressaltou que o problema se estende a algumas comunidades indígenas da região, que também ficaram isoladas no período mais crítico da enchente.

Felipe Orro também manifestou preocupação com a situação de Aquidauana - onde foi prefeito durante oito anos - e disse que a cheia é um problema antigo no município. Porém, de uns anos pra cá, o problema vem ficando mais frequente, segundo ele. "Também tivemos uma enchente em 2010, com intensidade menor. Neste ano, o problema voltou a acontecer. Está evidente que é preciso intervir no Rio Aquidauana, que está assoreado, devolver a profundidade natural do leito e recompor a vegetação das encostas, para evitar o assoreamento”, explicou.

O deputado estadual também destacou a situação das estradas - muitas ficaram totalmente danificadas com a enchente. "Os alunos da zona rural estão sem aula há dias. No acesso ao frigorífico Buriti, a ponte caiu há quase um ano e não foi refeita”, disse.

Para evitar situações como essa, Felipe Orro e Mandetta afirmaram que é preciso pressionar o governo Federal a liberar mais recursos para a região. Na semana passada, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, sobrevoou os municípios sul-mato-grossenses mais afetados pela chuva e garantiu a liberação de recursos emergenciais como forma de cobrir as despesas do estrago causado pelas chuvas. Até esta segunda-feira (14), será transferido para a conta do Estado o valor de R$ 5 milhões, para as primeiras ações em caráter de emergência.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Base da Força Tática e Canil podem ganhar revitalização em Aquidauana

SEGURANÇA PÚBLICA

Base da Força Tática e Canil podem ganhar revitalização em Aquidauana

Proposta prevê melhorias na estrutura localizada no Conjunto Ovídio Costa; espaço também poderá receber projetos sociais e atividades esportivas

Coincidência de datas aproxima Esther da delegada que a resgatou

Recomeço

Coincidência de datas aproxima Esther da delegada que a resgatou

Filhote nasceu exatamente um ano após a delegada Tatiana Zyngier e Silva perder um cachorro de quem era muito próxima; agora, Esther vive cercada de carinho ao lado de outros três cães

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo