Devido a grande enchente provocada pelas constantes chuvas no Pantanal, fazendas estão se mobilizando para retirar o gado e levar para as áreas mais altas da região.
O fotógrafo Luciano Justiniano esteve acompanhando por dois dias (18 e 19/03/2011) o trabalho da equipe da Fazenda Bodoquena que com mais de 40 homens envolvendo o proprietário da fazenda, veterinário, administrador, capataz e peão pantaneiro movimentaram uma grande frente de trabalho para retirar mais de 3.500 cabeças da Fazenda São Bento próximo ao Passo do Lontra.
"Uma das principais características da equipe é a união e a perseverança em prol do bem comum, todos estão empenhados e realizam um excelente trabalho, demonstrando competência em cumprir o objetivo, conduzindo a boiada até o seu destino, realizando com total segurança aos animais e aos peões que estavam envolvidos", afirmou o fotógrafo.
Segundo peões que trabalham a mais de 30 anos na região, a maior cheia registrada até o momento era a de 1974. A única rota segura é a estrada, mas ocorreu a queda total da "ponte 5" km 41 que fica entre o Buraco das Piranhas, e o passo do lontra, próximo ao rio Miranda, provocando uma travessia muito perigosa nas áreas alagadas, em torno da antiga ponte onde a altura da água chegou a atingir 3 metros de profundidade. A passagem está sendo feito através de barcos com piloteiros da região e com o apoio do Corpo de Bombeiros local.