X

MS notifica 457 casos de dengue em 2012

Nas duas primeiras semanas do ano, foram registrados dois casos em Aquidauana e Anastácio

Compartilhe:

A-

A+

A SES (Secretaria de Estado de Saúde), com a contribuição das secretarias de saúde dos 20 municípios prioritários para vigilância, controle e monitoramento da dengue, informou que, nas duas primeiras semanas de 2012, foram notificados 457 casos de dengue em Mato Grosso do Sul.
 
Conforme o balanço divulgado pela SES, foi registrado um caso de dengue no município de Aquidauana, que apresenta risco moderado de epidemia. Em Anastácio, onde a SES também notificou somente um caso, o risco de epidemia é considerado alto, devido ao fato de que a incidência da doença é avaliada de acordo com a população dos municípios.
 
Os dados têm como foco apresentar o panorama da doença no período analisado (01º a 14 de janeiro) e funcionam como instrumento de auxílio para a elaboração de estratégias, ações e interlocuções entre as equipes técnicas dos municípios.
 
Orientações 
 
Chuva, sol, férias e imóveis fechados podem formar a combinação perfeita para a proliferação do mosquito da dengue, o Aedes aegypti.
 
A SES orienta a população, principalmente as famílias que sairão de viagem, a tomar medidas eficazes para evitar o acúmulo de água em recipientes abertos, criadouro em potencial para o pernilongo transmissor da doença.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, graças às ações contra a dengue e à conscientização das pessoas, houve uma redução considerável de casos registrados em todo o País. Das cinco regiões, a Centro-Oeste foi a que apresentou maior redução, 77%. Foram 211.695 casos em 2010, contra 48.524 no ano passado.
 
Em Mato Grosso do Sul, foram notificados 15.021 casos em 2011, sendo confirmadas quatro mortes. Para que a doença seja cada vez mais controlada, a SES intensifica os trabalhos neste período de janeiro, com capacitações de profissionais que dão os primeiros socorros aos pacientes com suspeitas da doença.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Base da Força Tática e Canil podem ganhar revitalização em Aquidauana

SEGURANÇA PÚBLICA

Base da Força Tática e Canil podem ganhar revitalização em Aquidauana

Proposta prevê melhorias na estrutura localizada no Conjunto Ovídio Costa; espaço também poderá receber projetos sociais e atividades esportivas

Coincidência de datas aproxima Esther da delegada que a resgatou

Recomeço

Coincidência de datas aproxima Esther da delegada que a resgatou

Filhote nasceu exatamente um ano após a delegada Tatiana Zyngier e Silva perder um cachorro de quem era muito próxima; agora, Esther vive cercada de carinho ao lado de outros três cães

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo