X

Diretor da Anvisa cita estatísticas de riscos das próteses mamárias

Compartilhe:

A-

A+

Logo no início da audiência pública sobre saúde da mama, o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Barbano, lembrou que o Brasil é o segundo maior mercado de próteses mamárias do mundo. Ele também citou estatísticas segundo as quais até 1% das próteses podem sofrer ruptura após um ano do implante, e até 10%, após dez anos.
 
- É freqüente que, após cinco anos e conforme o tempo passa, a pessoa que fez o implante precise passar por um novo procedimento cirúrgico - observou. Ao comentar os problemas causados pela prótese de silicone da marca francesa Poly Implant Prothese (PIP), o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, José Horácio Aboudib, indicou haver indícios de que essa empresa não fraudou toda a sua produção, porque, segundo ele, em alguns casos de retiradas do implante verificou-se unidades de boa qualidade e outras de má qualidade. Aboudib também disse que "não há trabalho científico que dê respaldo à conduta do governo francês, que recomendou a remoção imediata das próteses".
 
- Não concordamos com isso, inclusive porque há problemas logísticos - disse Aboudib, acrescentando que "o pânico é muito mais grave para a saúde das pacientes". Essa audiência, que acontece neste momento na sala 9 da Ala Alexandre Costa, é promovida por duas comissões do Senado: a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Democratas assumem controle das duas casas do Congresso dos EUA

INTERNACIONAL

Democratas assumem controle das duas casas do Congresso dos EUA

Partido conquistou maioria na Câmara e no Senado; resultado muda a relação entre Legislativo e governo Trump

Polícia Civil apura confusão que deixou dois idosos feridos em aldeia

TAUNAY

Polícia Civil apura confusão que deixou dois idosos feridos em aldeia

Ocorrência mobilizou equipe da PM de Aquidauana; versões sobre o início da discussão são divergentes

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo