A iniciativa do deputado estadual, Alcides Bernal (PP), de se promover audiências públicas para debater e discutir sobre a violência contra jornalistas, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado, foi elogiada pelo vereador e radialista Corrêa Filho (PSB) na sessão ordinária da última terça-feira (20), na tribuna da Câmara Municipal de Aquidauana.
O vereador, no seu discurso, manifestou sobre a importância das audiências, defendidas pelo deputado ? comunicador de rádio e televisão ? que conhece as dificuldades encontradas pelos profissionais para exercerem uma imprensa livre e o jornalismo investigativo.
?Tenho, ao longo da minha vida como homem de rádio, ouvido e assistido na mídia nacional, atentados e mortes brutais encomendados pelo crime organizado numa tentativa de cercear a liberdade de opinião dos jornalistas no cumprimento do seu dever profissional?, lembrou.
Ele lamentou o assassinato de grandes nomes do radiojornalismo sul-mato-grossense, entre os quais - Paulo Rocaro, Samuel Romã, Edgar Lopes de Farias (Escaramuça), Flávio Godoy (Ratinho), Edgar Pereira de Oliveira e José Késsio Proença Garcia.
Segundo Corrêa, esses profissionais exerceram o jornalismo com ?coragem e destemor? na defesa de uma sociedade mais justa, igualitária, e por uma país livre de corrupção em todas as esferas da atividade pública.
?Quero, deputado Alcides Bernal, colocar o meu Gabinete à disposição da sua Assessoria Parlamentar no que estiver ao meu alcance, visto que, essa luta, para elucidar a morte prematura e brutal dos nossos irmãos jornalistas e evitar outras, é de todos nós que trabalhamos na área e convivemos no dia-a-dia com a insegurança, o medo e a opressão exercida por grupos políticos que se sentem ameaçados com as investigações feitas pela imprensa - até porque a maioria dos assassinatos envolvendo jornalistas têm motivação política?, comentou.
Corrêa Filho, que apresentou uma Moção de Congratulações ao deputado, reforçou seus cumprimentos pelo pioneirismo da iniciativa, que conta com a participação das entidades da comunicação, profissionais da imprensa e o poder púbico.