X

Bento XVI terá título de 'papa emérito' após deixar papado

Pontífice vai se instalar provisoriamente em sua residência de verão de Castel Gandolfo e só voltará ao Vaticano depois da escolha de sucessor por conclave

Compartilhe:

A-

A+

O papa continuará sendo chamado Sua Santidade Bento XVI e terá o título de "papa emérito" ou "pontífice romano emérito", informou nesta terça-feira o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi. Na manhã do dia 11 de fevereiro de 2013, Bento XVI surpreendeu o mundo com a notícia de que deixaria o pontificado ao fim do mês, devido ao seu frágil estado de saúde, tornando-se o primeiro papa a abdicar do cargo em 600 anos.
 
Bento XVI deixará o Vaticano de helicóptero na próxima quinta-feira para se instalar provisoriamente em sua residência de verão de Castel Gandolfo. Depois, após a escolha de seu sucessor pelo conclave, ele voltará ao Vaticano, onde vai levar uma vida contemplativa em um mosteiro. O Anel Papal vai ser destruído, de acordo com a tradição do Vaticano, e Bento XVI passará a trajar uma "batina branca simples".
 
Na segunda-feira, Bento XVI aprovou a publicação de um "Motu Proprio" para redefinir alguns pontos da Constituição Apostólica e poder antecipar o conclave que elegerá o novo pontífice. A mudança no documento papal aprovado pelo seu antecessor permite aos cardeais realizar o conclave antes do dia 15 de março, prazo originalmente estipulado. Porém, ainda não está certo em que dia começará a escolha do novo papa.
 
De acordo com as regras da Igreja, seria necessário um período de 15 a 20 dias após o início da "Sé Vacante" - quando a Igreja Católica fica sem seu principal representante - para que todas as autoridades que participam das eleições cheguem ao Vaticano. Mas, com o anúncio prévio do fim do pontificado de Bento XVI a partir de 1º de março, os cardeais devem anunciar a data do conclave para mais cedo. (Com agência EFE)

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Base da Força Tática e Canil podem ganhar revitalização em Aquidauana

SEGURANÇA PÚBLICA

Base da Força Tática e Canil podem ganhar revitalização em Aquidauana

Proposta prevê melhorias na estrutura localizada no Conjunto Ovídio Costa; espaço também poderá receber projetos sociais e atividades esportivas

Coincidência de datas aproxima Esther da delegada que a resgatou

Recomeço

Coincidência de datas aproxima Esther da delegada que a resgatou

Filhote nasceu exatamente um ano após a delegada Tatiana Zyngier e Silva perder um cachorro de quem era muito próxima; agora, Esther vive cercada de carinho ao lado de outros três cães

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo