Didier Drogba não começou jogando a partida diante do Japão, neste sábado (14), na Arena Pernambuco, no Recife (PE), poupado por conta de dores na coxa. Enquanto esteve no banco de reservas, o atacante viu os japoneses abrirem o placar. Ao entrar na partida, entretanto, parece ter mudado a confiança de seus companheiros de equipe, que cresceram de rendimento e levaram a Costa do Marfim a estrear com vitória por 2 a 1 na Copa do Mundo.
Os japoneses fizeram o primeiro gol do confronto logo aos 16 minutos do primeiro tempo, quando a estrela da equipe, o meia Honda, recebeu a bola dentro da área, dominou tirando da marcação e acertou um forte chute de esquerda, no ângulo do goleiro Barry. Claramente satisfeito com o resultado favorável, o Japão passou a apostar mais na troca de passes e em uma possível chance de contragolpe.
A estratégia se mostrou favorável durante o restante do primeiro tempo e até a entrada de Drogba em campo, aos 15 minutos da etapa final. O craque não participou diretamente da reação marfinense, mas sua presença claramente atormentou a defesa japonesa. Dois cruzamentos de Aurier, duas cabeçadas certeiras de Bony e Gervinho, aos 19 e 21 minutos, respectivamente, e a Costa do Marfim consolidou uma até então improvável virada. Nos dois lances, os zagueiros do Japão claramente estavam mais preocupados em marcar Drogba, que foi, inclusive, uma arma importante para segurar a bola no campo de ataque e fazer o tempo passar.
Com o triunfo por 2 a 1, a seleção africana soma três pontos, assim como a Colômbia, que leva vantagem no saldo de gols e lidera o grupo C. Por sinal, as duas equipes se enfrentam na quinta-feira (19), às 12 horas (de MS), na Arena Pernambuco. No mesmo dia, Japão e Grécia fazem o duelo das seleções que ainda não pontuaram na chave, às 18 horas (de MS), na Arena das Dunas.