X

PRF inaugura Delegacia na Fronteira

Efetivo da 3ª Delegacia de Anastácio foi transferido para Corumbá

Compartilhe:

A-

A+

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) inaugurou nesta quinta-feira (25) a Delegacia de Corumbá. O prédio recebeu R$ 1.200 milhão de recursos federais e irá atender a população, além de servir como sede administrativa. No local, só não foi construído o posto de fiscalização por falta de efetivo.
 
A delegacia está localizada no km 788, da BR-262, na fronteira com a Bolívia e teve início dentro de um planejamento de fixação da PRF e de relocação das unidades da instituição de forma estratégica. O único órgão de segurança nacional que ainda não existia em Corumbá era a PRF, segundo o site Diário Corumbaense, que cobriu o evento.
 
O Superintendente Regional da PRF, Ciro Ferreira, conta que o posto de fiscalização fazia parte do projeto, mas deixou de ser construído por falta de efetivo para trabalhar no local. ?As normas indicam que não podemos construir nenhuma unidade de fiscalização sem ter um efetivo, mas como já havia recursos para construção da delegacia, ela foi erguida". Para ele, essa delegacia é ?uma medida estratégica?.
 
Ele destaca que a superintendência estadual é uma das que está em pior situação de efetivo. "Recebemos nove policiais e aposentaram-se 58, fora os que foram removidos diante das normativas de remoção que nós temos internamente?, disse. Mas destaca que em 2014, MS foi responsável, por 44% de toda apreensão de maconha feita pela PRF no país e 33% de toda cocaína apreendida.
 
?A resistência para trazer a Delegacia para cá foi grande, pressões de vários setores, mas hoje é um sonho realizado?, completou o superintendente ao Diário Corumbaense.
 
A vice-prefeita de Corumbá, Márcia Rolon, ressaltou a importância do posto da PRF para a região, principalmente no que se trata do combate ao tráfico de drogas.
 
Ricardo Costa, chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal de Corumbá, explicou que mesmo sem o posto fiscal construído, a unidade poderá fazer fiscalizações. ?Há a operação Sentinela em todo o país, vamos trazer equipes, tanto de outras delegacias do Estado como de outros estados para vim trabalhar na região, então, vamos, dentro do possível, manter o máximo de fiscalização no local, só que nós temos no Estado o retrato da falta de efetivo?, destacou. Segundo ele, o Mato Grosso do Sul é o Estado com menor efetivo do País.
 
O prédio foi construído em uma área de 20 hectares, recebida do Exército Brasileiro, através de uma articulação da Prefeitura de Corumbá e essa Força Armada. São 2.100m² de área construída, auditório para 40 pessoas, alojamento, ponto de fiscalização em frente à Delegacia e duas salas de apoio às operações.
  
Anastácio e Aquidauana - O ajuste resultou na lotação de servidores da Delegacia da PRF de Anastácio, que estava com o efetivo defasado, comprometendo a atuação policial na fronteira com a Bolívia.
 
O poder público de ambas as cidades estão estudando uma maneira de trazer outra delegacia para atender os municípios e região, pois o trabalho da PRF muito contribui com o combate ao tráfico internacional de drogas já que a região é rota de traficantes e também pela forte atuação em outras ocorrências.



As informações são do Diário Corumbaense

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Base da Força Tática e Canil podem ganhar revitalização em Aquidauana

SEGURANÇA PÚBLICA

Base da Força Tática e Canil podem ganhar revitalização em Aquidauana

Proposta prevê melhorias na estrutura localizada no Conjunto Ovídio Costa; espaço também poderá receber projetos sociais e atividades esportivas

Coincidência de datas aproxima Esther da delegada que a resgatou

Recomeço

Coincidência de datas aproxima Esther da delegada que a resgatou

Filhote nasceu exatamente um ano após a delegada Tatiana Zyngier e Silva perder um cachorro de quem era muito próxima; agora, Esther vive cercada de carinho ao lado de outros três cães

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo